/

Criado o ouro mais fino do mundo. É um milhão de vezes mais fino do que uma unha

University of Leeds

O ouro mais fino até agora criado tem apenas dois átomos de espessura

Uma equipa de cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, criou nano-lâminas de ouro com apenas dois átomos, produzindo assim o outro mais fino até hoje criado, revela um novo estudo. 

As finas folhas de ouro têm apenas 0,47 nanómetros de espessura, sendo um milhão de vezes mais finas do que uma unha humana e tendo o quinto do diâmetro de uma cadeia de ADN, apontam, a título de comparação, os cientistas em comunicado.

De acordo com a mesma nota, o material agora criado é considerado 2D, uma vez que é composto apenas por duas camadas de átomos sobrepostas.

O ouro é um poderoso catalisador para acelerar reações químicas numa larga variedade de processos industriais, podendo “agora obter o mesmo efeito com uma quantidade mais pequenas de ouro, trazendo vantagens económicas quando se fala de um metal precioso”, explicou o cientista Stephen Evan, diretor do Grupo de Investigação Molecular e Nanoescala da Universidade de Leeds, citado na mesma nota.

A invenção, publicada no início de agosto na revista científica Advanced Science, promete revolucionar a fabricação de dispositivos médicos e tecnológicos.

O autor principal do estudo, Sunjie Ye, considera que “este trabalho representa uma conquista histórica“, uma vez que não só aumenta a possibilidade de se usar este metal precioso nas tecnologias já existentes, como também abre caminho para o desenvolvimento de outros metais em duas dimensões.

Segundo explicou Sunjie, as nano-folhas poderão ser a base para a criação de enzimas artificiais que permitam realizar provas de diagnóstico médico rápidas e aplicá-las em sistemas de purificação de água. Além disso, apontou, as folhas criadas também são flexíveis e, por isso, poderiam ser utilizadas na fabricação de ecrãs flexíveis, tintas eletrónicas e até em ecrãs transparentes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.