Há uma cratera em Marte que parece um urso

NASA/JPL-Caltech/UArizona

A cratera marciana é mais um exemplo da pareidolia, o fenómeno no nosso cérebro que nos faz ver rostos humanos em objetos aleatórios, como ver uma cara numa nuvem.

A pareidolia facial é a tendência ou ilusão humana de ver estruturas faciais em objetos do quotidiano – como ver o “homem na lua” ou o rosto de Jesus numa torrada. Mas aqui está uma cratera recém-descoberta em Marte que pode ser um caso de “urso-adoilia”.

Não há como negar, a cratera parece o rosto de um urso. Vimos algumas crateras malucas em Marte ao longo dos anos da câmara High Resolution Imaging Science Experiment da Mars Reconnaissance Orbiter (HiRISE) – como o famoso rosto sorridente ou um elefante e um pássaro. Mas o que poderia criar a estranha característica no meio da cratera que tem a forma de um focinho de urso?

“Há uma colina com uma estrutura de colapso em forma de V (o nariz), duas crateras (os olhos) e um padrão de fratura circular (a cabeça)”, disse o investigador principal da HiRISE, Alfred McEwen.

“O padrão de fratura circular pode ser devido ao assentamento de um depósito sobre uma cratera de impacto enterrada. Talvez o nariz seja uma abertura vulcânica ou de lama e o depósito possa ser lava ou fluxos de lama? Talvez apenas sorria e aguente.

Só precisaremos de ir a Marte um dia e explorar esta cratera para descobrirmos exatamente o que a faz parecer um urso. Com certeza usaremos os mapas criados a partir dos dados do HiRISE para nos orientar. Sem tal mapa seria impossível, e dificilmente começaríamos tal aventura, e o resto da viagem seria insuportável.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.