Conservatórias sem sistema informático, tribunais afectados

Crash afectou ministério da Justiça, que já indicou que há um problema de comunicação no seu sistema.

O ministério da Justiça está a ser afectado por uma falha no seu sistema informático, nesta terça-feira.

O crash deixou as conservatórias de todo o país claramente limitadas porque ficaram sem sistema informático, avança o jornal Público.

Uma dirigente da Associação Sindical dos Conservadores dos Registos confirmou a limitação no trabalho nas conservatórias: “Está tudo off. Os trabalhadores das conservatórias não têm acesso a nada a nível nacional”.

Sem sistema informático, o público só pode ser atendido se não for necessário acesso ao dados nos computadores de registo civil, predial, comercial, etc..

Além das falhas nas conservatórias, as plataformas do Ministério da Justiça que servem de suporte aos tribunais e ao Ministério Público também estão a ser afectadas.

Os pedidos online e o atendimento presencial estão suspensos, de acordo com o portal oficial do Instituto dos Registos e Notariado.

Estamos sem internet, sem mail e sem aplicações. Os utentes estão a ser prejudicados em serviços essenciais”, reagiu Arménio Maximino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado.

O ministério da Justiça admitiu ao jornal que há um “problema de comunicação que está a dificultar o acesso ao sistema e que está a ser resolvido”.

Para já, e de acordo com o mesmo porta-voz do ministério, não há indícios que apontam para um ciberataque.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.