Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca de 5.600 anos.

A descoberta foi feita em 2015 na caverna Marcel Loubens, no norte da Itália. Na altura, não foi tarefa fácil recuperar o crânio perdido, porque este se encontrava num local especialmente apertado.

Posteriormente, uma tomografia computorizada revelou que a mulher teria entre 24 e 35 anos quando morreu, enquanto a datação por radiocarbono indicou que esta viveu entre 3630 e 3380 a.C, durante a Nova Idade da Pedra – ou período Neolítico.

Os investigadores descobriram que o crânio estava bastante arranhado e que essas lesões provavelmente tinham sido causdadas por humanos. Acreditam ainda que, depois da mulher ter morrido, os habitantes da comunidade possam ter desmembrado o seu cadáver – uma prática fúnebre que era realizada na época e também na região.

(cc)

Arqueólogos encontram crânio de mulher que viveu durante a Idade da Pedra. Este apresentava várias lesões profundas

As inúmeras lesões no crânio ajudaram os especialistas a construir a sua história. Segundo a equipa, uma zona do crânio que se encontrava visivelmente amassada pode ter sido ferida à força, com recurso a ferramentas, enquanto a mulher ainda se encontrava viva.

Outras lesões indicam que os tecidos moles do seu crânio foram cortados e raspados depois da mulher morrer, já que essas lesões não apresentavam sinais de cura.

Os factos não são inteiramente surpreendentes, uma vez que esta prática foi documentada noutros cemitérios neolíticos na região de Itália.

Como recorda o Live Science, a vida durante o Neolítico podia ser extremamente desafiante, por isso não é surpresa que a mulher não fosse saudável quando morreu.

Após análise, os investigadores encontraram pequenos buracos no topo do crânio que podem estar relacionados a inflamação, possivelmente por anemia crónica ou por deficiência de ferro ou vitamina B12.

A mulher também tinha duas manchas semelhantes a marfim no seu crânio, que provavelmente seriam tumores benignos e o esmalte dos seus dentes estava subdesenvolvido, sugerindo que teve problemas de saúde.

Os cientistas sugerem que, após o crânio ser desmembrado do corpo da mulher, as forças ambientais acabaram por o arrastar para a caverna.

“Depois de uma viagem longa e acidentada, [o crânio] acabou acidentalmente na caverna”, afirmaram os investigadores em comunicado. Com o tempo, a atividade geológica criou uma caverna, onde o crânio permaneceu durante 5.600 anos até ser descoberto por arqueólogos modernos.

“Estudos de caso como este são importantes para mostrar a enorme variedade de episódios post-mortem que podem acontecer a restos de cadáveres, iniciados por fatores naturais ou antropológicos [causados pelo homem]”, referiu Christian Meyer, investigador no Centro de Pesquisa Osteoarqueológica na Alemanha, que não esteve envolvido no estudo.

O artigo foi publicado na revista PLOS One a 3 de março de 2021.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estamos a falar da idade da pedra, atualmente por cá neste país à beira-mar plantado, filhos matam pais ou mães por dinheiro, pais matam filhos para não os aturar, jovens matam colegas por “brincadeira” meninas matam colega e cortam-no aos pedaços pelo dinheiro que possui, esposa mata ou manda matar marido pela mesma razão, dinheiro! Pode-se matar a quantidade que o louco ou louca entender porque a pena nunca ultrapassará os 25 anos e estamos a falar aqui na idade da pedra como se vivêssemos no paraíso!

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …