CR7 bem e sem sintomas. Fernando Santos confia no coletivo para defrontar a Suécia

(h) Diogo Pinto / FPF

O selecionador Fernando Santos afirmou que Portugal está preparado para defrontar a Suécia sem Cristiano Ronaldo e considerou que os escandinavos serão muito importantes nas contas finais do Grupo 3 da Liga das Nações de futebol.

“Esta equipa já demonstrou que tem capacidade coletiva para resolver as dificuldades que são colocadas. Tenho confiança absoluta. Gostava de ter Cristiano Ronaldo. Nenhuma equipa fica mais forte sem o melhor do mundo, mas tenho confiança absoluta nos que vão entrar em campo”, afirmou esta terça-feira Fernando Santos, recusando divulgar quem será o substituto do capitão da seleção nacional frente à Suécia.

“Amanhã [quarta-feira], por volta a 18:00, vão saber”, acrescentou.

O selecionador falava aos jornalistas na Cidade do Futebol, em Oeiras, na conferência de imprensa de antevisão do encontro de quarta-feira com os suecos, da quarta jornada do Grupo 3 da Liga das Nações, que irá decorrer no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

“Uma alteração na equipa vou ter de fazer. Não queria, mas tem de ser [Ronaldo]. Poderá acontecer mais uma ou outra, mas a equipa a equipa não será muito diferente daquela que jogou com França. Há também a questão da frescura física dos jogadores”.

Para Fernando Santos, a Suécia, que Portugal venceu por 2-0 em Solna, na segunda jornada, é uma equipa de “grande qualidade, que trabalha muito e com qualidade técnica”. “Está em último lugar, mas as contas do grupo passam muito por esta Suécia. É muito importante vencer”, frisou o selecionado luso.

Positivo de CR7 criou alguma “apreensão e ansiedade”

Na mesma conferência de imprensa, Fernando Santos afirmou que o caso positivo da covid-19 de Cristiano Ronaldo criou alguma “apreensão e ansiedade” e lembrou que a seleção portuguesa de futebol está “numa bolha há mais de uma semana”.

“Ontem [segunda-feira] à noite, depois do teste, Ronaldo e todos os jogadores entraram em isolamento. Durante a noite, soubemos do teste positivo e de manhã Ronaldo voltou a ser testado, assim como os outros jogadores. Está no quarto, está bem e assintomático. Nem percebo o que lhe aconteceu. São momentos difíceis e, no início, há sempre espaço para apreensão e ansiedade. Depois, tudo acalma e tudo volta ao normal. Restantes jogadores estão negativos e a vida continua” afirmou Fernando Santos.

“Faz hoje oito dias que estamos aqui confinados. O staff e os jogadores foram todos testados. Estamos numa bolha. Não há ninguém de fora. Os jogadores e nós todos temos cumprido as regras de segurança. E aconteceu. Fizemos seis, sete testes. Fomos testados todos os dias. Por isso, ninguém ainda percebeu esta questão da covid-19. Cumprimos à regra tudo, mas infelizmente aconteceu”, lamentou o técnico de 66 anos.

Santos admitiu que a caso positivo de Ronaldo foi o “terceiro momento difícil” vivido durante a última semana, depois de José Fonte e Anthony Lopes também terem sido dado como infetados com o novo coronavírus.

“O Fonte ia jogar com a Espanha e tive de alterar. No segundo jogo, não houve alteração. Tivemos a infelicidade de ter dois jogadores com testes positivos. E hoje voltámos a ter essa questão. É uma questão muito anormal”, referiu.

Ronaldo é uma baixa maior, diz Rúben Dias

Na mesma intervenção, o defesa Rúben Dias garantiu que os jogadores estão preparados para este tipo de situações e que, neste momento, a covid-19 “faz parte do jogo”.

“Tudo o que estamos a viver faz parte do jogo e é preciso lidar com isso. Estamos preparados para qualquer situação que aconteça. Estamos a aprender a viver assim com todos os cuidados que temos de ter. Qualquer jogador que se ausente devido à pandemia é uma baixa de peso, mas o Ronaldo é uma baixa maior que outros jogadores”, confessou o central do Manchester City.

“Não há muito a dizer [sobre a situação]. A partir do momento em que surgiu a notícia, ele foi imediatamente isolado e a mensagem que nos transmite é que está connosco e que amanhã temos um jogo para amanhã”, disse ainda Rúben Dias, em declarações à RTP.

Positivo de CR7 lança alerta de que “ninguém está livre”

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública disse que caso do futebolista internacional português pode servir como novo alerta à população de que “ninguém está livre”.

“Já sabíamos que ninguém estava livre de poder ser infetado. Esta situação dá um mediatismo maior. Viraliza a situação perante a opinião pública de que ninguém está livre de desenvolver a infeção. Pode despertar a atenção das pessoas para a necessidade de cumprir as medidas pedidas pelas autoridades de saúde”, referiu Ricardo Mexia.

Pelo mesmo caminho vai o virologista Pedro Simas, que considerou que “se há algo de positivo nesta situação” é essa chamada de atenção para a importância da responsabilidade individual de cada um, de “usar a máscara” e adotar outras medidas preventivas, até porque “se chegou à seleção, pode chegar a qualquer lado”.

Simas lembra que o caso estará enquadrado dentro de “regras bem definidas” pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pela UEFA, “que dizem o que tem de ser feito”.

O caso positivo de Ronaldo foi notícia um pouco por todo o mundo nesta quarta-feira.

Além da partida desta quarta-feira frente à Suécia, o internacional português deverá falhar alguns jogos com a Juventus.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O escrete português deitou e rolou em cima da Suécia. O Diogo j. estava endiabrado e fez o goleiro sueco ficar de pernas para o ar no segundo golo. O escore foi pequeno para a quantidade de oportunidades perdidas. joaoluizgondimaguiargondim..

RESPONDER

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …