CR7 bem e sem sintomas. Fernando Santos confia no coletivo para defrontar a Suécia

(h) Diogo Pinto / FPF

O selecionador Fernando Santos afirmou que Portugal está preparado para defrontar a Suécia sem Cristiano Ronaldo e considerou que os escandinavos serão muito importantes nas contas finais do Grupo 3 da Liga das Nações de futebol.

“Esta equipa já demonstrou que tem capacidade coletiva para resolver as dificuldades que são colocadas. Tenho confiança absoluta. Gostava de ter Cristiano Ronaldo. Nenhuma equipa fica mais forte sem o melhor do mundo, mas tenho confiança absoluta nos que vão entrar em campo”, afirmou esta terça-feira Fernando Santos, recusando divulgar quem será o substituto do capitão da seleção nacional frente à Suécia.

“Amanhã [quarta-feira], por volta a 18:00, vão saber”, acrescentou.

O selecionador falava aos jornalistas na Cidade do Futebol, em Oeiras, na conferência de imprensa de antevisão do encontro de quarta-feira com os suecos, da quarta jornada do Grupo 3 da Liga das Nações, que irá decorrer no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

“Uma alteração na equipa vou ter de fazer. Não queria, mas tem de ser [Ronaldo]. Poderá acontecer mais uma ou outra, mas a equipa a equipa não será muito diferente daquela que jogou com França. Há também a questão da frescura física dos jogadores”.

Para Fernando Santos, a Suécia, que Portugal venceu por 2-0 em Solna, na segunda jornada, é uma equipa de “grande qualidade, que trabalha muito e com qualidade técnica”. “Está em último lugar, mas as contas do grupo passam muito por esta Suécia. É muito importante vencer”, frisou o selecionado luso.

Positivo de CR7 criou alguma “apreensão e ansiedade”

Na mesma conferência de imprensa, Fernando Santos afirmou que o caso positivo da covid-19 de Cristiano Ronaldo criou alguma “apreensão e ansiedade” e lembrou que a seleção portuguesa de futebol está “numa bolha há mais de uma semana”.

“Ontem [segunda-feira] à noite, depois do teste, Ronaldo e todos os jogadores entraram em isolamento. Durante a noite, soubemos do teste positivo e de manhã Ronaldo voltou a ser testado, assim como os outros jogadores. Está no quarto, está bem e assintomático. Nem percebo o que lhe aconteceu. São momentos difíceis e, no início, há sempre espaço para apreensão e ansiedade. Depois, tudo acalma e tudo volta ao normal. Restantes jogadores estão negativos e a vida continua” afirmou Fernando Santos.

“Faz hoje oito dias que estamos aqui confinados. O staff e os jogadores foram todos testados. Estamos numa bolha. Não há ninguém de fora. Os jogadores e nós todos temos cumprido as regras de segurança. E aconteceu. Fizemos seis, sete testes. Fomos testados todos os dias. Por isso, ninguém ainda percebeu esta questão da covid-19. Cumprimos à regra tudo, mas infelizmente aconteceu”, lamentou o técnico de 66 anos.

Santos admitiu que a caso positivo de Ronaldo foi o “terceiro momento difícil” vivido durante a última semana, depois de José Fonte e Anthony Lopes também terem sido dado como infetados com o novo coronavírus.

“O Fonte ia jogar com a Espanha e tive de alterar. No segundo jogo, não houve alteração. Tivemos a infelicidade de ter dois jogadores com testes positivos. E hoje voltámos a ter essa questão. É uma questão muito anormal”, referiu.

Ronaldo é uma baixa maior, diz Rúben Dias

Na mesma intervenção, o defesa Rúben Dias garantiu que os jogadores estão preparados para este tipo de situações e que, neste momento, a covid-19 “faz parte do jogo”.

“Tudo o que estamos a viver faz parte do jogo e é preciso lidar com isso. Estamos preparados para qualquer situação que aconteça. Estamos a aprender a viver assim com todos os cuidados que temos de ter. Qualquer jogador que se ausente devido à pandemia é uma baixa de peso, mas o Ronaldo é uma baixa maior que outros jogadores”, confessou o central do Manchester City.

“Não há muito a dizer [sobre a situação]. A partir do momento em que surgiu a notícia, ele foi imediatamente isolado e a mensagem que nos transmite é que está connosco e que amanhã temos um jogo para amanhã”, disse ainda Rúben Dias, em declarações à RTP.

Positivo de CR7 lança alerta de que “ninguém está livre”

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública disse que caso do futebolista internacional português pode servir como novo alerta à população de que “ninguém está livre”.

“Já sabíamos que ninguém estava livre de poder ser infetado. Esta situação dá um mediatismo maior. Viraliza a situação perante a opinião pública de que ninguém está livre de desenvolver a infeção. Pode despertar a atenção das pessoas para a necessidade de cumprir as medidas pedidas pelas autoridades de saúde”, referiu Ricardo Mexia.

Pelo mesmo caminho vai o virologista Pedro Simas, que considerou que “se há algo de positivo nesta situação” é essa chamada de atenção para a importância da responsabilidade individual de cada um, de “usar a máscara” e adotar outras medidas preventivas, até porque “se chegou à seleção, pode chegar a qualquer lado”.

Simas lembra que o caso estará enquadrado dentro de “regras bem definidas” pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pela UEFA, “que dizem o que tem de ser feito”.

O caso positivo de Ronaldo foi notícia um pouco por todo o mundo nesta quarta-feira.

Além da partida desta quarta-feira frente à Suécia, o internacional português deverá falhar alguns jogos com a Juventus.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O escrete português deitou e rolou em cima da Suécia. O Diogo j. estava endiabrado e fez o goleiro sueco ficar de pernas para o ar no segundo golo. O escore foi pequeno para a quantidade de oportunidades perdidas. joaoluizgondimaguiargondim..

RESPONDER

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …

Mais oito mortes e 930 novos casos de covid-19. Incidência sobe

Portugal registou, esta sexta-feira, mais oito mortes e 930 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 930 novos …

A ministra da Cultura, Graça Fonseca.

De "propaganda" a "manipulação populista". Tweets polémicos do Ministério da Cultura causam alvoroço nas redes sociais

O Ministério da Cultura, tutelado por Graça Fonseca, usou a conta oficial no Twitter para enaltecer os investimentos do Governo PS no setor, e foi mais longe, comparando-os aos do Governo PSD/CDS. Na terça-feira, foram publicados …