A guerra na Ucrânia está a afetar os passes da CP. E vem aí (mais) uma greve

2

ZAP

Estação da CP quase vazia, em Porto – São Bento

Novos cartões da empresa de comboios atrasados. Novo aviso de greve para Março: quatro paralisações só em 2023.

A emissão de novos cartões de passe na CP está atrasada em cerca de duas semanas por problemas no fornecimento pela falta de componentes elétricas, devido a ruturas de ‘stock’ pela guerra da Ucrânia, informou hoje a empresa.

“É verdade que a emissão do cartão está atrasada em cerca de duas semanas, mas apenas pela demora da entrega dos cartões por parte do fornecedor”, indica a Comboios de Portugal – CP, numa resposta escrita enviada à agência Lusa.

Questionada pela Lusa sobre atrasos na emissão de novos passes, nomeadamente os referentes ao serviço regional, a empresa indica que o seu “fornecedor, que é o mesmo para todos os transportes da Área Metropolitana de Lisboa, informou a CP e todos os outros operadores que os prazos de entrega não estavam a ser cumpridos devido à falta de componentes elétricas gerada pelos efeitos negativos de rotura nas cadeias de fornecimento”.

De acordo com a CP, esta situação do fornecedor surge como “consequência dos impactos na economia global provocados pela covid-19 e do atual contexto geopolítico de guerra na Europa”, pela invasão russa da Ucrânia.

“Segundo o fornecedor, a situação começará a ser regularizada no decorrer desta semana, altura em que os clientes que requisitaram os novos cartões CP deverão receber o respetivo cartão”, adianta a empresa no esclarecimento enviado à Lusa.

Garantindo que “esta situação não afeta o carregamento dos atuais cartões”, a CP adianta que “a emissão de novos passes nunca esteve suspensa”, sendo que “apenas a entrega do cartão físico sofreu um atraso”.

“Esta situação não afeta a emissão de novos cartões Navegante usados na Área Metropolitana de Lisboa – passes intermodais, quer municipais, quer metropolitanos -, uma vez que são cartões/suportes distintos e, nesse caso, não aconteceu a rotura de ‘stock’”, conclui a CP.

O esclarecimento surge depois de relatos à Lusa de que a CP não estaria a emitir novos passes por falta de cartões.

Mais uma greve

Nesta semana está a decorrer uma greve dos trabalhadores da CP. Há fortes perturbações (dezenas de viagens canceladas) desde esta segunda-feira até à próxima quinta-feira.

Mas já se sabe que vem aí nova greve, em Março. O sindicato dos maquinistas enviou aviso de greve, que se vai realizar entre os dias 10 e 17 de Março. Os maiores impactos serão no dia 10, sexta-feira.

Ainda estamos em Fevereiro, mas esta passa a ser quarta greve na CP em 2023. A primeira entre os dias 3 e 8 de Janeiro, a segunda entre 8 e 17 de Fevereiro, a actual e a que virá em Março.

“ZAP” // Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.