Covid-19 nos Jogos Olímpicos: oito mil pessoas, três casos

Jean-Christophe Bott / EPA

Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional.

Thomas Bach está em Tóquio, esteve com o primeiro-ministro do Japão e elogiou o trabalho da organização local, em circunstâncias difíceis.

A nove dias da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, o presidente do Comité Olímpico Internacional emitiu um comunicado, no qual atualiza a preparação para o maior evento desportivo mundial, elogiando os japoneses.

Thomas Bach esteve em reunião com o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, e com a presidente de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, para falarem sobre as preparações para os Jogos Olímpicos, deixando o seu “sincero respeito e gratidão” ao Governo japonês e ao povo japonês.

O Comité Organizador tem feito um “trabalho fantástico” para tornar Tóquio na cidade mais bem preparada de sempre a acolher uma edição dos Jogos Olímpicos, elogiou o alemão, deixando uma palavra especial aos voluntários e a todos os funcionários da organização.

A maioria das comitivas nacionais já chegou ao Japão e, até agora, mais de oito mil participantes nos Jogos já realizaram testes por causa da covid-19 – apenas três pessoas apresentaram testes positivos e, por isso, foram isoladas imediatamente.

Thomas Bach indicou que já estão vacinados ou imunes 85% dos atletas e dos árbitros que vão estar na Aldeia Olímpica durante as próximas semanas; quase 100% dos elementos do Comité Olímpico Internacional também já estão vacinados, tal como mais de 70% dos profissionais da comunicação social estrangeira.

“Estes Jogos vão ser vistos por biliões de pessoas em todo o mundo. Elas vão admirar o que o povo japonês conseguiu, sob circunstâncias difíceis“, finalizou o presidente do Comité Olímpico Internacional.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio arrancam oficialmente no dia 23 de julho, terminando a 8 de agosto.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.