/

Costa em Paris. “Se queremos uma UE forte, precisamos de contar com França a 100%”

Ian Langsdon / EPA

O primeiro-ministro, António Costa, com o Presidente francês, Emmanuel Macron

O primeiro-ministro está de visita a Paris, esta quarta-feira, para um almoço de trabalho com o Presidente francês, sendo o principal tema em cima da mesa a preparação da presidência portuguesa da União Europeia.

Tendo como principal temática a presidência da União Europeia que Portugal vai assumir já no início do próximo ano, António Costa quis reforçar antes do almoço de trabalho com Emmanuel Macron que França é “um pilar fundamental” da União Europeia.

“A França é um pilar fundamental da União Europeia e se queremos uma União Europeia forte, precisamos de contar com a França a 100% na União Europeia”, disse.

O primeiro-ministro elencou ainda as prioridades da presidência portuguesa como a resposta à crise económica e social provocada pela covid-19, o desenvolvimento do pilar social e ainda o reforço das relações entre a Europa e outras partes do Mundo, como a Índia e os Estados Unidos.

Do seu lado, o Presidente francês ressalvou o momento em que Portugal está a assumir esta presidência, nomeadamente “um momento em que a Europa dá resposta à crise“.

“Daqui a alguns dias, Portugal vai tomar posse da presidência rotativa do Conselho da União Europeia e esta presidência acontece no momento em que a Europa dá resposta à crise, com uma Europa social e verde”, disse o Presidente.

Emmanuel Macron relembrou ainda que este momento de resposta à crise acontece no contexto “incerto do Brexit” e que tanto França como Portugal querem que “as coisas se passem da melhor maneira possível”, mas defendendo os interesses europeus.

Sobre a questão da vacinação contra a covid-19, o primeiro-ministro português considerou que os Estados-membros estão a fazer “um grande esforço” para coordenar os seus planos de vacinação.

Estamos a fazer todos um grande esforço para coordenar, de forma a que no mesmo dia, em todos os Estados-membros possamos iniciar o plano de vacinação. A Comissão fez um grande trabalho ao assegurar a compra conjunta.”

O porta-voz do Governo francês avançou esta manhã, numa entrevista na televisão BFMTV, que o país ia começar a vacinar “antes do fim do ano”, após a aprovação da Agência Europeia do Medicamento e depois da luz verde das autoridades gaulesas.

Sem precisar datas, Costa indicou apenas que antecipação da aprovação da vacina pelas instâncias europeias para dia 21 de dezembro “é uma ótima notícia”.

Numa entrevista à agência Lusa, publicada esta quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, estabeleceu como meta para a presidência portuguesa da UE cinco objetivos, dois ligados à questão financeira e os outros à vacinação, aos direitos sociais e às relações internacionais.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.