/

Afinal, a corrosão até pode aumentar a durabilidade de um material

Ao contrário do que se possa pensar, a corrosão até pode ser benéfica para um material, aumentado a sua durabilidade, revela um novo estudo.

A corrosão é, regra geral, provocada pelo oxigénio. Os metais têm uma capacidade de oxidação bem maior do que o oxigénio, sendo assim, tendem a perder eletrões para o oxigénio presente no ar atmosférico.

Um novo estudo sugere que, ao contrário do que possa pensar, a corrosão pode aumentar a durabilidade de um material, em vez de o enfraquecer.

É um erro comum, mas corrosão e ferrugem não são a mesma coisa. Quando já estão oxidados e corroídos, os metais ferrosos começam a gerar o hidróxido de ferro, a camada avermelhada que conhecemos como ferrugem.

Investigadores usaram modelagem atómica avançada para explorar as maneiras pelas quais o ambiente pode influenciar o crescimento de rachaduras em ligas como alumínio e aço.

Ao remover átomos de uma rachadura, a modelagem mostrou que se podia impedir a propagação de uma racha, melhorando essencialmente o desempenho do material, escreve o portal Phys.

“As pessoas têm vindo a modelar o crescimento de rachaduras e fraturas há muito tempo, mas o processo real pelo qual isso ocorre não está muito claro, pelo menos para ligas estruturais em ambientes complicados”, começou por explicar Derek Warner, o autor principal do artigo.

“Pode ser um fenómeno de escala muito grande — grandes estruturas podem fraturar-se — mas pode ser controlado na escala atómica, especialmente quando você olha para os efeitos ambientais”, acrescentou.

Os investigadores optaram por se concentrar na dissolução, que pode ser encontrada em todos os lugares, desde superfícies de metal corroídas até ossos humanos corroídos.

Através de várias simulações, os autores foram capazes de ver as diferentes maneiras como os átomos interagiam. Depois, começaram a remover átomos da superfície, um de cada vez, e monitorizaram o comportamento da rachadura. Os especialistas descobriram que a remoção do material da superfície inibia o crescimento da fenda.

“A tendência de uma rachadura para crescer depende de quão fina ela é”, disse Warner. “A remoção de material, semelhante ao que ocorre durante a corrosão pode realmente melhorar o desempenho mecânico”.

De acordo com Warner, “existem algumas situações” em que realmente pode “ser benéfico deixá-la corroer um pouco” porque pode ajudar a atenuar as rachaduras existentes.

O estudo foi publicado recentemente na revista científica Physical Review Letters.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.