Coreia do Norte volta a disparar míssil “monstro” para o Japão. Kim foi ao futebol com a filha

1

KCNA / EPA

A filha de Kim Jong-Un, Kim Ju Ae, ao lado do pai durante uma parada militar na Coreia do Norte.

A filha de Kim Jong-Un, Kim Ju Ae, ao lado do pai durante uma parada militar na Coreia do Norte.

A Coreia do Norte disparou um míssil de longo alcance para o mar do Japão, atingindo a Zona Económica Exclusiva deste país, depois de ter prometido reagir aos exercícios militares da Coreia do Sul e dos EUA.

O regime de Kim Jong-Un tinha ameaçado com uma “resposta forte” ao anúncio de novos exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul. Essa resposta parece ter chegado neste sábado, com o disparo de um míssil balístico intercontinental para o mar do Japão.

“O míssil balístico disparado pela Coreia do Norte caiu na Zona Económica Exclusiva do Japão, a oeste de Hokkaido”, referiu o primeiro-ministro deste país, Fumio Kishida, em declarações à imprensa.

Trata-se do primeiro míssil deste tipo, apelidado por alguns especialistas de “míssil monstro” pelo seu potencial destruidor, disparado pela Coreia do Norte desde Novembro passado.

Viajou cerca de 900 quilómetros e atingiu um pico de altitude de 5.700 quilómetros, segundo o Ministro de Estado da Defesa do Japão, Toshiro Ino, que é citado pelo Japan Times.

O jornal nota ainda que, segundo o governante, o míssil teve um tempo de voo de 66 minutos e uma trajectória que indica que foi “quase disparado para cima para evitar sobrevoar os países vizinhos”.

Este é mais um momento de tensão na região numa altura em que os EUA e a Coreia do Sul anunciaram novos exercícios militares para melhorar a resposta ao eventual uso de armas nucleares por parte da Coreia do Norte. Na perspectiva do regime de Kim, trata-se de um “ensaio para uma invasão”.

“Para proteger as vidas e as propriedades dos nossos cidadãos, vamos continuar a trabalhar de perto com os Estados Unidos e outros países, e fazer o possível para colectar, analisar e monitorizar informações“, salienta Toshiro Ino.

Kim Jong-un assistiu a jogo de futebol com a filha

Para lá destas movimentações militares, o líder norte-coreano voltou a aparecer num evento público ao lado da filha Kim Ju-ae. Desta feita, levou a menina que terá cerca de 10 anos a um jogo de futebol durante as celebrações do aniversário do pai, Kim Jong-il, que morreu em 2011.

As imagens do momento foram divulgadas pela agência de notícias da Coreia do Norte, a KCNA, o que indicia que Kim faz questão de se mostrar ao mundo ao lado da filha.

A KCNA escreve que a presença de Kim e da “amada filha” trouxe “alegria e emoção” ao jogo de sexta-feira entre membros do Conselho de Ministros e do Ministério da Defesa Nacional. A equipa da Defesa venceu o jogo por 3-1.

O evento marcou a sexta aparição pública de Kim Ju-ae divulgada pela comunicação social norte-coreana. A jovem apareceu pela primeira vez em público, em Novembro, quando Kim a levou para assistir a um teste de um míssil balístico intercontinental.

Kim também apareceu ao lado do pai num desfile militar em Pyongyang, na semana passada.

Analistas dizem que a presença de Kim Ju-ae em grandes eventos ligados ao poderio militar norte-coreano é a forma de o líder lembrar o mundo que nunca vai entregar de forma voluntária armas nucleares e mísseis, que são uma garantia da sua sobrevivência e manutenção da dinastia Kim no poder.

Além disso, a exposição da jovem pode ter como objectivo preparar uma futura transferência do poder, notam ainda os especialistas. Mas também há outra abordagem que nota que pode ser tudo uma nova estratégia de propaganda do regime de Kim.

ZAP // Lusa

 

1 Comment

  1. O gordo e a filha gorducha, num país de famélicos, a garantir o tacho da família. Anda um país inteiro a servir canalhas como este, mas há que goste de se capacho!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.