Coreia do Norte não está interessada em mais cimeiras com os EUA

Kevin Lim / The Straits Times / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o Presidente dos EUA, Donald Trump, na cimeira de Singapura

A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, que “não está interessada” em mais cimeiras com os Estados Unidos, se Washington persistir na recusa em fazer concessões.

A Coreia do Norte deu a Washington até ao final de 2019 para a apresentação de uma nova oferta de acordo.

Kim Kye Gwan, um conselheiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, acusou os Estados Unidos de jogar contra o relógio, “pretendendo alegar que têm feito progressos”.

Horas antes, o Presidente dos Estados Unidos declarou numa mensagem publicada no Twitter, endereçada ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, que a Coreia “deve agir rapidamente e concluir um acordo”, acrescentando um “até breve!”.

A mensagem de Donald Trump é um sinal de apelo a uma nova cimeira, disse Kye Gwan, num comunicado divulgado pela agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

Não estamos interessados nesse tipo de discussão que não nos traga nada”, alertou o conselheiro coreano.

“Não daremos ao Presidente norte-americano nada para que se possa gabar”, declarou, acrescentando que Pyongyang deve ser recompensada pelos “sucessos” que Trump apresenta como suas próprias realizações.

Os dois líderes políticos encontraram-se três vezes desde junho de 2018.

Entretanto, as negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte bloquearam desde o fracasso da cimeira em Hanói, no Vietname, entre Trump e Kim, em fevereiro.

Os dois países não se entendem em relação ao desmantelamento do programa nuclear da Coreia do Norte em troca do levantamento das sanções económicas internacionais.

Outras negociações bilaterais, realizadas no início de outubro na Suécia, ao nível diplomático, também terminaram num impasse.

As críticas ao Presidente norte-americano são uma novidade para Pyongyang, que há muito manifesta a sua insatisfação com outros membros do Governo dos EUA.

Nos últimos meses, Kim Kye Gwan elogiou Donald Trump, saudando-o como um homem “diferente dos seus antecessores” e elogiando a sua “decisão corajosa” de conversar com a Coreia do Norte.

Mas à medida que o prazo de Pyongyang se aproxima, os norte-coreanos fizeram uma série de declarações duras enquanto faziam testes de mísseis.

A mensagem no Twitter de Trump veio após Washington e a Coreia do Sul adiarem as suas manobras aéreas conjuntas.

Uma decisão tomada para promover o diálogo com a Coreia do Norte, que considera esses exercícios como a preparação para uma futura invasão de seu território.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …