De máscara e luvas, Coreia do Sul foi a votos. Partido Democrata vence com maioria absoluta

Jeon Heon-Kyun / EPA

Eleições na Coreia do Sul durante a pandemia de covid-19

O Partido Democrático venceu as eleições cuja campanha ficou marcada pelas medidas de combate à pandemia de coronavírus (covid-19), tendo os temas relacionados com a Coreia do Norte ficado em segundo plano.

De acordo com o semanário Expresso, o escrutínio registou a mais alta taxa de afluência dos últimos 28 anos: de quase 44 milhões de eleitores, votaram mais de 29 milhões (66,2%).

Segundo dados preliminares, o Partido Democrático, do Presidente Moon Jae-in, foi o grande vencedor, tendo assegurado a eleição de 180 dos 300 deputados da Assembleia Nacional.

Entre os 103 deputados eleitos pelo derrotado Partido Futuro Unido, na oposição, está um desertor norte-coreano. Thae Yong Ho, ex-embaixador da Coreia do Norte em Londres, desertou com a família em 2016 e foi agora eleito deputado em representação do distrito de Gangnam, Seul.

O antigo diplomata tornou-se, assim, o primeiro desertor de Pyongyang a conseguir um lugar no Parlamento de Seul. “A República da Coreia (Coreia do Sul) é a minha terra e Gangnam a minha cidade”, disse Thae durante a campanha eleitoral.

A deserção de altos quadros da Coreia do Norte para a Coreia do Sul não é frequente, apesar de 33 mil cidadãos norte-coreanos terem fugido do regime de Pyongyang nas últimas duas décadas. A maior parte dos desertores são oriundos das zonas agrícolas marcadas pela carestia e más condições de vida.

Thae decidiu fugir porque não quis que os filhos “vivessem vidas miseráveis” na Coreia do Norte. Outro dos motivos que determinou a deserção do ex-diplomata foi a execução de quadros do regime ordenada pelo líder Kim Jong Un.

Para a Coreia do Norte, Thae é apontado como “lixo humano” e um criminoso que roubou dinheiro público.

A Coreia do Sul é identificada como um caso de sucesso ao nível da contenção do coronavírus, relembra o mesmo jornal. Esta quinta-feira, pelo quarto dia consecutivo, o país registou menos de 30 novos casos e tem um total de 10.613 infetados e 229 mortos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …