Coreanos vão dormir no emprego para trabalhar melhor

C.M. Keiner / Flickr

-

A autarquia de Seul, capital da Coreia do Sul, permite durante este verão que os funcionários públicos tirem uma sesta de até uma hora, a seguir ao almoço.

A medida faz parte de uma tentativa de aumentar a produtividade dos trabalhadores durante os meses do verão no hemisfério norte.

Desde o início deste mês que os trabalhadores têm a possibilidade de fazer uma sesta entre as 13h e as 18h, desde que ajustem o horário de trabalho, chegando mais cedo ou saindo mais tarde.

É necessário ainda avisar o chefe logo pela manhã – e ele precisa de concordar com a soneca.

“Os funcionários terão salas e outros espaços próprios para descansar”, disse um porta-voz da autarquia.

“Alguns exemplos pioneiros de dar uma sesta aos funcionários durante o verão mostraram ganhos de produtividade assinaláveis”, disse à BBC o investigador Kiu Sik Bae, do Instituto Coreano do Trabalho.

É a primeira vez que um esquema como este é introduzido no país, diz o The Korean Times.

A razão para esta medida, segundo a imprensa local, é que as pessoas tendem a perder a concentração ao início da tarde e a seguir ao almoço, principalmente durante o verão.

“Muitos estudos médicos mostram que tirar uma soneca à tarde ajuda os trabalhadores a melhorar o desempenho e a estimular a criatividade”, escreve o jornal.

Cepticismo

A ideia lançada pelo governo de Seul não é inédita. Grandes empresas, como o Google, a Nike, a Procter & Gamble e a Cisco já encorajam os funcionários a fazer uma soneca rápida a seguir ao almoço.

Em Espanha e em alguns países sul-americanos, a siesta é uma tradição comum.

A imprensa sul-coreana e muitos críticos, no entanto, estão cépticos acerca dos resultados da medida no país, por causa da cultura empresarial local.

Pedir autorização para tirar uma soneca fora do horário do almoço é considerado quase uma afronta.

“A maioria dos chefes não vai permitir que os seus funcionários façam uma sesta durante o período do trabalho”, pensa Kiu.

“Provavelmente irão pensar que isso os fará perder o respeito e a moral no trabalho”, acrescentou o cientista.

Longa jornada

A Coreia do Sul é conhecida por ter uma das mais longas jornadas de trabalho diária no mundo.

Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os sul-coreanos trabalham em média 2.092 horas por ano. É a terceira maior carga horária entre os países membros da OCDE.

Porém, a produtividade é de apenas 66% da média dos membros da OCDE, e menos da metade quando comparada com a dos Estados Unidos.

Chill Mimi / Flickr

-

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.