As girafas têm estilos de vida diferentes (e estão escondidos na cor do seu pêlo)

Girafas macho adultas adotam estilos de vida e estratégias de acasalamento diferentes. Mas isso não é um reflexo da idade, como e pensava. É algo bem mais complexo e intrigante e está escondido na sombra dos seus pêlos.

Girafas de pêlo escuro vagueam pelas planícies por conta própria ou em pequenos “rebanhos solteiros”, enquanto aqueles com pelagens de cor mais clara ficam com os rebanhos maiores de fêmeas e jovens. Os biólogos assumiram que a coloração clara indicava uma jovem girafa que ainda não estaria pronta para atacar por conta própria.

No entanto, Madelaine Castles, da Universidade de Queensland, descobriu que não sempre é o caso. Usando 12 anos de observação de girafas do Parque Nacional Etosha, Namíbia, de acordo com o artigo publicado na revista especializada Animal Behavior, “a maioria, mas não todas, das girafas machos escurecem com a idade” e “apenas uma pequena proporção de girafas machos velhos fica muito escura”. O mais surpreendente é que alguns se tornam mais claras com o tempo.



A cor da pelagem é um sinal de domínio, disse Castles ao IFLScience. As girafas machos vão lutar pelo acesso aos parceiros, mas um macho de cor clara vai afastar-se do conflito com o mais escuro. A investigadora acrescentou que outros fatores, como a altura, também podem influenciar a tomada de decisão, mas a cor é definitivamente importante.

“Achamos que as girafas mais escuras e dominantes usam uma tática de acasalamento bem-sucedida, mas arriscada, vaguendo entre grupos de girafas que procuram fêmeas sexualmente recetivas”, disse Castles em comunicado. “Por outro lado, os machos mais claros e menos dominantes podem tirar o melhor proveito de uma situação má: permanecer com as fêmeas na esperança de ter sorte quando um macho dominante não estiver por perto.”

Cientistas que estudam a forma como os macacos ou tentilhões sinalizam a dominância realizaram experiências pintando os seus sujeitos e observando como outros membros da espécie mudam o seu comportamento. A impraticabilidade de tentar algo semelhante com a criatura mais alta do mundo, no entanto, deixa muitas perguntas sem resposta.

Uma dessas perguntas é a causa das mudanças de cor, com possíveis fatores de testosterona, dieta e até stresse por calor. Em particular, há a questão de que vantagem um indivíduo anteriormente escuro obtém ao clarear o pêlo, sinalizando assim aos outros que não precisam de temê-lo.

Também é desconhecido a forma como os machos mais escuros encontram as fêmeas em momentos adequados. Castles observou que as girafas usam feromónios e ultra-som, mas nenhuma das técnicas é bem conhecida.

“Não conseguimos seguir indivíduos”, disse Castles. Consequentemente, a equipa não pode ter certeza se uma girafa que perdeu a cor se une a um rebanho. “Pode ser o caso”, acrescentou. “Precisam de usar uma tática diferente”, uma vez que não estão mais suficientemente escuros para combater os rivais. Ficar com um rebanho pode fornecer proteção contra predadores, bem como perspetivas de sexo oportunista.

Embora possam ser encontrados paralelos em aves e invertebrados, Castles observou que foram relatados  poucos exemplos de mamíferos que usam as cores para significar domínio, aumentando este mistério sobre as girafas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, Darwin poderá ter-se enganado em relação à seleção sexual

Um novo estudo sugere que Charles Darwin poderá ter-se enganado parcialmente em relação à teoria da seleção sexual. Charles Darwin foi um cientista cuidadoso. Em meados do século XIX, enquanto procurava evidências para a sua teoria …

“Não temos um presidente". Moedas arrasa Medina após divulgação da auditoria à CML

A auditoria interna da Câmara Municipal de Lisboa, apresentada ontem por Fernando Medina, está longe de pôr fim à polémica em torno do envio de dados pessoais de manifestantes a embaixadas estrangeiras. O presidente da Câmara …

"Fui sujeito a pressões, intimidações e ameaças". António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Marcelo pede a portugueses "noção" sobre momento de transição

O Presidente da República destacou a importância "de as pessoas terem a noção" do momento de transição" na pandemia em Portugal, sublinhando as vacinas como resposta. A campanha de vacinação justifica o "momento de transição" que …

Uma das plantas mais estudadas de sempre tinha uma parte desconhecida

Cientistas encontraram uma parte completamente nova numa das plantas mais estudadas de sempre. De acordo com o site Science Alert, a planta em questão chama-se Arabidopsis thaliana e é um organismo modelo, já tendo sido usada …

Informações contraditórias. Autoridades belgas só confirmam a morte de um português em Antuérpia

Apesar de três portugueses terem sido dados como mortos, as autoridades no local onde ruiu um prédio em construção em Antuérpia, na Bélgica, só confirmam a nacionalidade lusa de um óbito. De acordo com a TSF, …

António Joaquim entregou-se para cumprir 25 anos de prisão pela morte de Luís Grilo

António Joaquim apresentou-se hoje num estabelecimento prisional para cumprir os 25 anos de prisão (pena máxima) a que foi condenado pela coautoria do homicídio de Luís Grilo, disse à agência Lusa o seu advogado. “António Félix …

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …