No futuro, o controlo dos membros protéticos pode ser magnético

A maioria das próteses é controlada por elétrodos no que resta do membro amputado. Um novo sistema desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) substitui-os por esferas magnéticas implantadas.

A tecnologia é conhecida como eletromiografia (EMG) e baseia-se num implante de duas pequenas esferas magnéticas em cada um dos músculos do coto. O uso dos sensores localizados fora do membro monitoriza as diferenças na distância entre os dois ímanes em cada músculo.

Desta forma, é possível detetar instantaneamente quando é que cada músculo alonga ou contrai e em que velocidade. Mediante a informação, a prótese é ativada para responder.

“Com a magnetomicrometria, medimos diretamente o comprimento e a velocidade do músculo”, explicou Hugh Herr, citado pelo New Atlas. “Através da modelagem matemática de todo o membro, podemos calcular as posições-alvo e as velocidades das articulações protéticas a serem controladas” pelo que “um simples controlador robótico consegue controlar essas articulações”.

Em laboratório, os investigadores do MIT implantaram pares de esferas de 3 mm de largura nos músculos da panturrilha de perus.



Quando os cientistas moveram as articulações dos tornozelos das aves, os sensores magnéticos externos conseguiram detetar e medir com precisão os movimentos dos músculos da panturrilha em apenas três milissegundos.

No futuro, esta tecnologia pode ser utilizada para restaurar a mobilidade de pessoas com lesões na medula espinal e no controlo de exoesqueletos robóticos.

O artigo científico foi publicado a 18 de agosto na Science Robotics.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

No futuro, o controlo dos membros protéticos pode ser magnético

A maioria das próteses é controlada por elétrodos no que resta do membro amputado. Um novo sistema desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) substitui-os por esferas magnéticas implantadas. A tecnologia é conhecida como eletromiografia (EMG) …

Alibaba prefere fazer entregas com robôs. "Não fumam"

A gigante chinesa Alibaba revelou o motivo pelo qual decidiu "recrutar" 1.000 robôs de entrega em todo o território chinês: eles não param de trabalhar para fumar. A empresa de e-commerce Alibaba tem planos ousados para …

Censura chega aos cinemas. Em Hong Kong, filmes que coloquem em causa o regime serão proibidos

Legislação aproxima o território já pouco autónomo da China, onde os filmes também são rigorosamente analisados e vetados, sendo poucas as produções ocidentais que recebem autorização para ali serem exibidas. Depois de ter anunciado que todos …

Pentágono confirma: Ataque matou "dois membros importantes" do ISIS-K

O Pentágono anunciou, este sábado, ter matado "dois elementos importantes" do Estado Islâmico, no ataque com um avião não tripulado no Afeganistão. "Posso confirmar, agora que já recebemos mais informação, que dois alvos importantes do Estado …

Mariana Vieira da Silva: "Só o PS tem António Costa, uma das vozes mais respeitadas na Europa"

A ministra de Estado e da Presidência defendeu, este sábado, a continuidade estratégica no PS, criticou as soluções liberais económico-sociais, fez rasgados elogios ao líder e destacou a ação da ministra da Saúde contra a …

Catarina Martins diz que grandes empresas estão a "assaltar o interior"

A líder do Bloco de Esquerda acusa os donos de empresas como a EDP e fabricantes de celulose de “assaltar” o interior ao extrair a riqueza existente. “Aqui está a ser criada muita riqueza, aqui está …

Syed já foi ministro no Afeganistão. Agora, trabalha como estafeta na Alemanha

Um ex-ministro afegão, que se mudou para a Alemanha no ano passado, trabalha agora como estafeta de entrega de comida na cidade de Leipzig. Segundo o jornal The Independent, Syed Ahmad Shah Saadat, que foi ministro …

Ferro apela à "boa cooperação" entre órgãos de soberania (e desvaloriza "pequenos problemas de percurso")

O presidente da Assembleia da República considerou, este sábado, que é "fundamental que continue a haver uma boa cooperação entre órgãos de soberania", defendendo que "pequenos problemas de percurso" são "absolutamente naturais". Eduardo Ferro Rodrigues intervinha …

Em França, um bunker da II Guerra Mundial foi transformado num Airbnb

Um bunker construído pelas tropas alemãs no norte de França, durante a II Guerra Mundial, foi restaurado e transformado num Airbnb subterrâneo. Tal como recorda a cadeia televisiva CNN, a costa mais a norte de França …

Muitas pessoas estão a alterar a localização do iPhone para França (e há um motivo)

Há muitas pessoas a alterar a localização do iPhone para França, apesar de não morarem lá. O hack, que tem recebido muita atenção no Reddit, promete acelerar o desempenho do dispositivo. O desempenho dos iPhones tem …