Continente vai abrir lojas no Médio Oriente

A Sonae vai internacionalizar a insígnia Continente para os Emirados Árabes Unidos, em regime de franquia com um grupo local, e admite abrir o primeiro hipermercado até final de 2016, disse à Lusa fonte oficial do grupo.

Segundo a fonte, a Sonae estabeleceu uma parceria com o grupo local Fathima, “muito forte e já com presença na distribuição, na logística e na restauração no Médio Oriente”, assumindo-se os Emirados Árabes Unidos como a base para uma futura expansão da marca para o Médio Oriente.

“A internacionalização do retalho alimentar é sempre mais difícil e depende de região para região. Ele é especialmente difícil no Médio Oriente, onde tem que ser com um parceiro local que vai fazer o investimento, mas chegámos a acordo com o grupo Fathima para uma expansão que terá como base os Emirados Árabes Unidos, mas que será para toda aquela região”, revelou.

Conforme adiantou, esta primeira internacionalização da marca Continente será concretizada em regime de franquia, cabendo à Sonae “exportar serviços a nível da conceção da loja e desenho da gama”, o que implica levar consigo alguns dos seus fornecedores de equipamento e de soluções tecnológicas em Portugal.

Por outro lado, os produtos de marca própria Continente serão comercializados nos hipermercados da insígnia no Médio Oriente, o que “irá ser importante” para as vendas futuras do grupo.

“Claro que o impacto sobre as vendas será muito reduzido nos próximos anos, iremos começar com uma ou duas lojas, mas é o simbolismo de começar [a internacionalização]”, afirmou.

Revelando que a intenção é abrir primeiro um grupo reduzido (um par) de lojas piloto e, em função da ‘performance’ inicial dessas lojas, avaliar a extensão do conceito aquela região”, a fonte admitiu que “ainda será possível abrir uma loja antes do final do próximo ano”.

“É um mercado muito interessante, com bastante potencial e onde achamos que o nosso formato tem muita capacidade para competir”, considerou, recordando que o grupo Sonae está já presente na região com a insígnia de moda infantil Zippy.

Relativamente à sucessivamente adiada internacionalização do Continente para Angola, prevista desde 2013 para acontecer em parceria com a empresária angolana Isabel dos Santos, a fonte disse que o processo está “exatamente como estava”: “Continuamos à espera de uma clarificação da posição do nosso parceiro”, afirmou.

Em causa está o alegado mau estar criado desde inícios do ano na parceria para a construção de uma rede de hipermercados Continente em Angola, na sequência da saída de dois quadros de topo da empresa portuguesa para alegadamente trabalharem num grupo de retalho angolano daquela empresária.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …

Publicidade do Pingo Doce a promoções viola a lei do confinamento

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica está a avaliar incumprimento que visa aumentar clientes em loja durante o fim de semana. Os supermercados da Jerónimo Martins estão a publicitar promoções numa altura em que …

A tomada de posse de Joe Biden deixou os apoiantes do QAnon sem rumo

Com a tomada de posse de Joe Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos, esta quarta-feira, a frustração começou a infiltrar-se entre os apoiantes do QAnon. O QAnon é um movimento nascido, em 2017, no seio …

Pela quarta vez em quase 50 anos, gelo cobriu o deserto do Saara

Na terça-feira passada, um dos lugares mais secos do mundo acordou com uma geada sobrenatural. Foi apenas a quarta vez em quase 50 anos. No deserto do Saara, no noroeste da Argélia, nos arredores da cidade …

Novo máximo de mortes. São mais 275 óbitos e 11 721 novos casos

Portugal registou mais 275 mortos e 11 721 novos casos de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) deste domingo. É o novo máximo de mortes …