Consulesa francesa na Turquia afastada por vender barcos a refugiados

5

O ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, suspendeu hoje de funções uma consulesa honorária na Turquia, por ter vendido barcos a migrantes e refugiados.

O anúncio da suspensão, comunicado pelo ministério da tutela, seguiu-se a uma reportagem no canal televisivo France 2, na qual a diplomata Françoise Olcay admite ter vendido barcos pneumáticos e coletes salva-vidas a migrantes e refugiados que pretendem chegar à Grécia.

A reportagem, feita com uma câmara oculta, mostra a mulher na loja de artigos marítimos de que é proprietária, na cidade turca de Bodrum.

Françoise Olcay, consulesa honorária desde outubro, diz que se parar com o negócio, outras pessoas continuarão com ele no seu lugar.

No exterior da loja está pendurada uma bandeira francesa e afixada uma placa que identifica a proprietária como consulesa honorária de França.

A suspensão de funções da diplomata foi-lhe notificada pelo cônsul-geral de França em Istambul.

A consulesa arrisca-se a ser destituída pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês, sob proposta do embaixador na Turquia, indicou o porta-voz do ministério da tutela, Romain Nadal, citado pela agência AFP.

Os cônsules honorários são funcionários com um estatuto particular, que lhes permite exercer uma atividade profissional remunerada.

O seu papel principal é manter um contacto estreito com os seus compatriotas.

/Lusa

5 Comments

  1. …Daqui a uns anos, provavelmente depois de se finar será condecorada… Esta informação tem paralelo com uma história da WAR II relativa a vistos emitidos a milhares de refugiados em França durante a ocupação alemã, pelo então Cônsul português de Bordeus – o Schindler português – Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, que “salvou” mais de 30 mil refugiados maioritariamente judeus.

    • A propósito, prossegui a leitura que me ajudou no post acima e eis que: Portugal, do Salazar, foi o único país que baixou as bandeiras a meia haste em sinal de luto qdo o Hitler nazziii foi dado como morto!

  2. AAAAAahaha eeehahahiiiiiçççç.é so NEGOCIO,essa CONSULESA deve-ae estar a CONUSULAR dos.as MIGRANTES,IMIGRANTES,EMIGRANTES etcetc,pois o NEGOCIO corre-lhe bem á CONTA da DESGRAÇA dos.as Outros.as,ve-se LOGO que é uma ILLUMINATI (maçon,donfrade etcetc),vai-la vai despois vai para o CÉU da boca quando der o PEIDO mestre,ssssss…

    a.g.p.

    • Acredite que não é pessoal nem o meio o permite, mas não acha que alguns que aqui ‘debitam’ antes de o fazerem até parece que passaram pelo toilet e aquilo parece que correu mal… Talvez problema de fluxos nas canalizações provavelmente invertidos! Não acha?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.