Conselho de Redação da Antena 1 demite-se em protesto

RTP / Flickr

-

O Conselho de Redação (CR) da Antena 1 demitiu-se na segunda-feira “em protesto” contra as alterações na condução das emissões de madrugada, processo que este órgão considera “colocar em causa a Informação” da rádio pública.

“O CR/RDP lamenta ter sido colocado perante o facto consumado. Assim, não resta a este CR outro caminho que a demissão, em protesto por um processo que coloca em causa a Informação da RDP, assim como a própria qualidade/operacionalidade do Serviço Público de Rádio”, pode ler-se num comunicado hoje enviado à redação da rádio pública e ao qual a agência Lusa teve acesso.

De acordo com o CR, o processo de alteração (os animadores saíram de antena, ficando a emissão em piloto automático, excetuando nos noticiários de hora a hora) “foi consumado na madrugada de domingo para segunda-feira, com prejuízo da qualidade do serviço informativo da Rádio Pública, tal como o CR/RDP já havia alertado na sexta-feira, dia 09 de Maio, considerando que a própria lei não foi respeitada”.

“Tal facto, por si só, configura matéria passível de queixa ao Sindicato dos Jornalistas, Entidade Reguladora para a Comunicação Social e Ministério Público”, refere aquele órgão.

O CR/RDP reitera, no comunicado hoje divulgado, ser “totalmente contra esta situação”, lembrando que “o Serviço Público de Rádio sempre foi feito com pessoas e deverá continuar a ser feito com elas e não em modo de piloto “automático“.

As dúvidas do CR foram colocadas à Direção de Informação (DI) na sexta-feira. Tendo a DI, de acordo com o CR, informado “que iria solicitar mais informações à Direção de Programas e que, de imediato, discutiria com a Direção de Informação as supostas alterações”.

O CR/RDP “assumiu o compromisso com o DI de aguardar” que fosse enviado um comunicado à redação e que fossem dados “adicionais esclarecimentos”.

“Já esta segunda-feira, o CR/RDP reuniu-se com o DI, tendo sido informado de que as madrugadas sem animador são para continuar, ainda que com alguns acertos do ponto de vista operacional”, refere.

Aquele órgão representante dos jornalistas afirma que “se sente defraudado na sua boa-fé, por ter acreditado que qualquer decisão seria previamente comunicada à redação e jamais colocaria em causa as condições em que o jornalista realiza o seu trabalho”.

Segunda-feira à noite,  no parlamento, questionado pelo Bloco de Esquerda sobre se a Antena 1 “está ou não em automático” durante a madrugada e se confirmava uma eventual demissão do Conselho de Redação da rádio, o presidente da RTP (que engloba os canais de rádio e televisão públicos), Alberto da Ponte, afirmou desconhecer a situação, mas prometeu “averiguar” assim que chegasse à empresa.

No comunicado hoje divulgado, o CR/RDP refere ter sido “informado do interesse da administração em ouvir as [suas] preocupações” sobre esta matéria, na quarta-feira.

/Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …