Conselho de Redação da Antena 1 demite-se em protesto

RTP / Flickr

-

O Conselho de Redação (CR) da Antena 1 demitiu-se na segunda-feira “em protesto” contra as alterações na condução das emissões de madrugada, processo que este órgão considera “colocar em causa a Informação” da rádio pública.

“O CR/RDP lamenta ter sido colocado perante o facto consumado. Assim, não resta a este CR outro caminho que a demissão, em protesto por um processo que coloca em causa a Informação da RDP, assim como a própria qualidade/operacionalidade do Serviço Público de Rádio”, pode ler-se num comunicado hoje enviado à redação da rádio pública e ao qual a agência Lusa teve acesso.

De acordo com o CR, o processo de alteração (os animadores saíram de antena, ficando a emissão em piloto automático, excetuando nos noticiários de hora a hora) “foi consumado na madrugada de domingo para segunda-feira, com prejuízo da qualidade do serviço informativo da Rádio Pública, tal como o CR/RDP já havia alertado na sexta-feira, dia 09 de Maio, considerando que a própria lei não foi respeitada”.

“Tal facto, por si só, configura matéria passível de queixa ao Sindicato dos Jornalistas, Entidade Reguladora para a Comunicação Social e Ministério Público”, refere aquele órgão.

O CR/RDP reitera, no comunicado hoje divulgado, ser “totalmente contra esta situação”, lembrando que “o Serviço Público de Rádio sempre foi feito com pessoas e deverá continuar a ser feito com elas e não em modo de piloto “automático“.

As dúvidas do CR foram colocadas à Direção de Informação (DI) na sexta-feira. Tendo a DI, de acordo com o CR, informado “que iria solicitar mais informações à Direção de Programas e que, de imediato, discutiria com a Direção de Informação as supostas alterações”.

O CR/RDP “assumiu o compromisso com o DI de aguardar” que fosse enviado um comunicado à redação e que fossem dados “adicionais esclarecimentos”.

“Já esta segunda-feira, o CR/RDP reuniu-se com o DI, tendo sido informado de que as madrugadas sem animador são para continuar, ainda que com alguns acertos do ponto de vista operacional”, refere.

Aquele órgão representante dos jornalistas afirma que “se sente defraudado na sua boa-fé, por ter acreditado que qualquer decisão seria previamente comunicada à redação e jamais colocaria em causa as condições em que o jornalista realiza o seu trabalho”.

Segunda-feira à noite,  no parlamento, questionado pelo Bloco de Esquerda sobre se a Antena 1 “está ou não em automático” durante a madrugada e se confirmava uma eventual demissão do Conselho de Redação da rádio, o presidente da RTP (que engloba os canais de rádio e televisão públicos), Alberto da Ponte, afirmou desconhecer a situação, mas prometeu “averiguar” assim que chegasse à empresa.

No comunicado hoje divulgado, o CR/RDP refere ter sido “informado do interesse da administração em ouvir as [suas] preocupações” sobre esta matéria, na quarta-feira.

/Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …