As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos.
Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá conta que as prestações da seleção lusa renderam, entre campeonatos mundiais e europeus, mais de 140 milhões de euros à Federação. O desportivo destaca algumas das competições que mais renderam.
Desde 2000, o organismo conseguiu angariar 142 milhões de euros, com destaque para a conquista do Euro2016, em França, que valeu 25,5 milhões de euros.
No Mundial de 2006, disputado na Alemanha, a seleção arrecadou 22,5 milhões pelo quatro lugar. Agora, e depois de carimbada a presença no Euro 2020, vão entrar mais 9,25 milhões de euros para os cofres da FPF.
Importa ainda destacar que neste ano Portugal venceu ainda a Liga das Nações. A competição é nova e, por isso, menos rentável. Ainda assim, rendeu um prémio de seis milhões de euros à seleção das quinas. Não houve ainda gastos com deslocações, uma vez que a competição se realizou em Portugal.
No arranque do Euro 2020, cada uma das seleções presentes na competição vai receber 9,25 milhões pela presença. A seleção vencedora da prova vai angariar 34 milhões de euros, valor muito superior ao da mesma competição em 2016.