Confrontos após invasão do parlamento da Macedónia fizeram 77 feridos

Georgi Licovski / EPA

-

Os confrontos que ocorreram na quinta-feira dentro e fora do parlamento da Macedónia na sequência de uma invasão de manifestantes resultaram em 77 feridos, incluindo três deputados, indicaram, esta madrugada, as autoridades.

Centenas de manifestantes invadiram o hemiciclo após ter sido divulgado que o Partido Social-Democrata (SDSM) e os três partidos albaneses com representação parlamentar tinham elegido, após o final da sessão, um novo presidente do parlamento, o albanês Talat Xhaferi.

Entre os feridos nos confrontos, que demoraram várias horas, figuram 22 polícias e três deputados, incluindo o líder do SDSM, Zoran Zaev.

O partido do Governo em funções, o conservador VMRO-DPMNE, liderado pelo ex-primeiro-ministro Nikola Gruevski, qualificou esta eleição de “golpe de estado” porque a sessão parlamentar já tinha terminado e pelo facto de ainda não ter sido formado um governo desde as legislativas.

O VMRO-DPMNE venceu as eleições de dezembro, mas não conquistou os votos necessários para formar uma maioria no parlamento de 120 lugares.

O Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, recusou, por seu lado, que o líder dos sociais-democratas, Zoran Zaev, formasse um Governo de coligação com os partidos albaneses, apesar de ter uma maioria parlamentar, com 67 deputados.

Os albaneses representam 20% a 25% da população do país, que ascende a 2,1 milhões.

A União Europeia e os Estados Unidos apelaram em vão a Ivanov para que mudasse de posição; enquanto a oposição instou o VMRO-DPMNE a não jogar a carta étnica e a permitir uma transição pacífica de poder.

No entanto, os simpatizantes de direita protestam diariamente, há semanas, em Skopje, argumentando que um governo do SDSM e dos partidos albaneses ameaçaria a unidade nacional da Macedónia, pelo que a eleição de Talat Xhaferi para a presidência do parlamento na quinta-feira levou centenas de manifestantes em cólera, alguns com bandeiras e a cantar o hino nacional, a invadir as instalações do parlamento.

Em comunicado, o SDSM acusou os rivais conservadores de incitarem a violência e causarem “ódio e divisão” entre os macedónios.

A União Europeia “condenou vigorosamente” este incidente, com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, e o comissário para o alargamento, Johannes Hahn, a declararem em comunicado: “A democracia deve seguir o seu curso. Saudamos como positiva a eleição de Talat Xhaferi”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …