/

Confirmado o objeto mais distante já observado no Sistema Solar. Demora um milénio a orbitar o Sol

1

(dr)

O planetóide Farfarout é o objeto mais distante já observado no Sistema Solar, confirmou uma equipa internacional de astrónomos, dando conta que a sua órbita é quase quatro vezes mais distante do Sol do que a de Plutão, que em 2006 foi despromovido a planeta-anão.

Apesar de ter sido descoberto já em meados de 2018 pelo telescópio Subaru, localizado no Observatório de Mauna Kea, no Havai, só agora é que a equipa de astrónomos conseguiu reunir observações suficientes para determinar a sua órbita.

A distância média de Farfarout ao Sol é de 132 unidades astronómicas (UA), quase  quatro vezes superior à distância de Plutão (39 UA). Uma UA, recorde-se, é uma unidade de distância que reflete, aproximadamente, a distância média entre a Terra e o Sol.

O objeto tem uma órbita muito alongada, ficando, no seu ponto mais distante, a 175 UA.

Uma órbita de Farfarout em torno do Sol demora cerca de mil anos: “Uma única órbita de Farfarout em torno do Sol demora um milénio”, disse David Tholen, coautor do novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados, citado em comunicado.

Em cada volta ao Sol cruza-se com a órbita do gigante Neptuno e, por este mesmo motivo, deve já ter sentido fortes interações gravitacionais com o oitavo planeta do Sistema Solar que ajudaram a definir a sua órbita alongada e de grandes dimensões.

Farfarout é muito escuro e, tendo em conta o seu brilho e distância ao Sol, a equipa de astrónomos estima que tenha cerca de 400 quilómetros de diâmetro, valor que o coloca na extremidade inferior de um planeta anão, assumindo que seja um objeto rico em gelo.

“A descoberta de Farfarout mostra a nossa capacidade crescente de mapear o Sistema Solar externo e olhar cada vez mais para os limites de nosso sistema”, explicou ainda Sheppard, rematando: “O Farfarout é apenas a ponta do icebergue de objetos do Sistema Solar no Sistema Solar muito distante”.

O Minor Planet Center concedeu-lhe a designação oficial de 2018 AG37.

O seu apelido – “Farfarout” – distinguia-o do corpo recordista anterior, o “Farout”, que foi encontrado pela mesma equipa de astrónomos em 2018. Assim que a sua órbita for determinada com mais detalhe, “Farfarout” receberá um nome oficial, tal como Sedna, um planetóide de grandes dimensões descoberto em 2003.

Sara Silva Alves, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.