Confirmado o objeto mais distante já observado no Sistema Solar. Demora um milénio a orbitar o Sol

(dr)

O planetóide Farfarout é o objeto mais distante já observado no Sistema Solar, confirmou uma equipa internacional de astrónomos, dando conta que a sua órbita é quase quatro vezes mais distante do Sol do que a de Plutão, que em 2006 foi despromovido a planeta-anão.

Apesar de ter sido descoberto já em meados de 2018 pelo telescópio Subaru, localizado no Observatório de Mauna Kea, no Havai, só agora é que a equipa de astrónomos conseguiu reunir observações suficientes para determinar a sua órbita.

A distância média de Farfarout ao Sol é de 132 unidades astronómicas (UA), quase  quatro vezes superior à distância de Plutão (39 UA). Uma UA, recorde-se, é uma unidade de distância que reflete, aproximadamente, a distância média entre a Terra e o Sol.



O objeto tem uma órbita muito alongada, ficando, no seu ponto mais distante, a 175 UA.

Uma órbita de Farfarout em torno do Sol demora cerca de mil anos: “Uma única órbita de Farfarout em torno do Sol demora um milénio”, disse David Tholen, coautor do novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados, citado em comunicado.

Em cada volta ao Sol cruza-se com a órbita do gigante Neptuno e, por este mesmo motivo, deve já ter sentido fortes interações gravitacionais com o oitavo planeta do Sistema Solar que ajudaram a definir a sua órbita alongada e de grandes dimensões.

Farfarout é muito escuro e, tendo em conta o seu brilho e distância ao Sol, a equipa de astrónomos estima que tenha cerca de 400 quilómetros de diâmetro, valor que o coloca na extremidade inferior de um planeta anão, assumindo que seja um objeto rico em gelo.

“A descoberta de Farfarout mostra a nossa capacidade crescente de mapear o Sistema Solar externo e olhar cada vez mais para os limites de nosso sistema”, explicou ainda Sheppard, rematando: “O Farfarout é apenas a ponta do icebergue de objetos do Sistema Solar no Sistema Solar muito distante”.

O Minor Planet Center concedeu-lhe a designação oficial de 2018 AG37.

O seu apelido – “Farfarout” – distinguia-o do corpo recordista anterior, o “Farout”, que foi encontrado pela mesma equipa de astrónomos em 2018. Assim que a sua órbita for determinada com mais detalhe, “Farfarout” receberá um nome oficial, tal como Sedna, um planetóide de grandes dimensões descoberto em 2003.

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …