Concorrência acusa Continente, Pingo Doce, Auchan e Bimbo Donuts de concertarem preços

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A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quinta-feira as empresas Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan e o fornecedor Bimbo Donuts de concertação de preços, prejudicando os consumidores.

“Após investigação, a AdC concluiu que existem indícios de que as empresas Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan utilizaram o relacionamento comercial com o fornecedor Bimbo Donuts para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos deste último, em prejuízo dos consumidores”, afirma a AdC em comunicado, considerando a conduta em causa “muito grave”.

Os três grupos de distribuição alimentar e o fornecedor de bolos, pães pré-embalados e substitutos do pão, acusados de concertação dos preços, foram objeto de nota de ilicitude há um dia, depois de a investigação concluir existirem indícios da prática de cartel.

“A adoção da nota de ilicitude não determina o resultado final da investigação”, ressalva aquela autoridade, esclarecendo que vai ainda ser dada oportunidade às empresas de serem ouvidas e de se defenderem.

Habitualmente num cartel, os distribuidores, não comunicando diretamente entre si, recorrem a contatos bilaterais com o fornecedor para promover ou garantir, através deste, que todos praticam o mesmo preço de venda ao público (PVP) no mercado retalhista, uma prática que a terminologia de concorrência designa por ‘hub-and-spoke’.

“Os comportamentos investigados duraram vários anos, tendo-se desenvolvido, pelo menos, entre 2004 e 2017”, precisa a AdC, explicando tratar-se de uma prática que prejudica os consumidores por limitar a opção de escolha pelo preço, uma vez que aquelas três cadeias de supermercados representam “mais de metade” do mercado da grande distribuição em Portugal.

A AdC diz ter em curso “mais de dez investigações” no setor da grande distribuição de base alimentar, algumas ainda sujeitas a segredo de justiça, e adianta que a acusação hoje anunciada integra um “segundo conjunto” de casos de ‘hub-and-spoke’ em investigação, que envolvem a grande distribuição e fornecedores.

// Lusa

2 Comments

  1. Então o melhor será mesmo comprar no Lidle que não entra na “cartelização”!! Estes lobos não sabem já que artimanhas hão-de inventar para engolirem os cordeirinhos!!

    • Tanto disparate numa frase tão curta. Qualquer dia até parece o Eu!
      Lidle?!!! Mas que raio de coisa é essa?! Hão-de?!!! Não seria “hão de”?!!
      E por que razão só refere o “lidle”. Então e o Aldi, o Intermarché,…

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