/

Computador de Merkel atacado por piratas informáticos

1

EPP / Flickr

A chanceler alemã, Angela Merkel, com Durão Barroso

A chanceler alemã, Angela Merkel, com o ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso

Um computador no gabinete da chanceler alemã, Angela Merkel, no Bundestag, o parlamento alemão, foi alvo de um ataque informático que visou a câmara baixa em maio, informa hoje o jornal alemão Bild.

Segundo o jornal, o ataque informático foi maior do que originalmente estimado e o Bundestag teve dificuldades em controlá-lo.

O ataque “infectou” um dos computadores no gabinete de Merkel no Bundestag com um trojan horse, que foi detectado na sexta-feira por funcionários num total de cinco computadores no Bundestag.

Com base em duas fontes independentes, que não foram identificadas, o jornal avançou que o computador da governante serviu também para enviar vírus por correio electrónico a outros políticos.

Essas mensagens infectadas tinham como remetente o nome “Angela Merkel” e no assunto o convite para uma conferência telefónica.

O mesmo jornal relatou que pelo menos 15 computadores foram afectados no ataque informático, que poderá ter sido provocado por algum serviço secreto estrangeiro.

O parlamento nomeou um dos três serviços secretos alemães para investigar o ataque.

Em meados do próximo mês, a rede de computadores deverá ser renovada e alguns deputados já pediram que se sejam utilizados padrões de segurança semelhantes aos do governo.

O site oficial de Angela Merkel e o do governo e do Bundestag foram bloqueados em janeiro num ataque ‘online’ reivindicado por um grupo pró-russo.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.