/

“Vou comprar o United”. Piada de Elon Musk causa frenesim entre adeptos descontentes com o clube

1

jurvetson / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Musk revelou que estava a brincar, mas os adeptos do United preferiram que não estivesse. A recente onda de maus resultados tem dado ainda mais força à oposição aos actuais donos do clube, a família Glazer.

O CEO da Tesla voltou a fazer das suas no Twitter. Elon Musk causou um autêntico frenesim entre os adeptos do Manchester United quando anunciou que estava interessado em comprar o clube inglês.

Vou comprar o Manchester United, de nada”, escreveu, só para poucas horas depois revelar que estava a brincar. “Não, esta é uma piada antiga no Twitter. Não vou comprar nenhuma equipa desportiva”, esclareceu.

No entanto, o magnata não fechou completamente a porta à ideia, já que admite que é um adepto dos red devils: “Se fosse comprar alguma equipa, seria o Man U. Eram a minha equipa favorita quando era miúdo”.

Se isto parece não passar de mais uma brincadeira aleatória de Musk, a verdade é que não é do nada que o bilionário falou da possibilidade de comprar o clube. Há já 17 anos que a família norte-americana Glazer, que também detém a equipa de futebol americano Tampa Bay Buccaneers, é dona dos gigantes ingleses — e também há já 17 anos que isso motiva a ira dos adeptos.

A expressão “Glazers out” é recorrente tanto em protestos durante os jogos como nas redes sociais, com os adeptos descontentes com o sucessivo endividamento do clube, a falta de investimento nas infraestruturas do clube e com as escolhas de Ed Woodward ou Richard Arnold para os cargos de CEO, dois nomes que não estão ligados ao futebol e que são formados no ramo bancário.

Todas estas decisões, aliadas à retirada frequente de dividendos, levam os adeptos a acusar os donos de não estarem interessados no sucesso desportivo da equipa e de transformarem o United num clube puramente comercial.

A oposição aos Glazers levou até à formação do clube semiprofissional FC United of Manchester, fundado por adeptos descontentes com os novos donos da equipa. Os protestos atingiram um pico após o anúncio da Superliga, tendo os adeptos até invadido Old Trafford e impedido a realização do jogo contra o Liverpool.

As promessas de ventos de mudança nesta temporada rapidamente se dissiparam com o arranque desta temporada, tendo o United sofrido mais duas recentes derrotas humilhantes na liga inglesa frente ao Brighton por 2-1 e frente ao Brentford por 4-0.

Os resultados colocaram os gigantes ingleses no último lugar da tabela e vieram reacender novamente a conversa sobre os donos, com os adeptos dos red devils frustrados com a falta de apoio que o novo técnico Erik ten Hag está a ter no mercado de transferências e a mostrar faixas onde exigem a saída dos donos.

Para além de Musk, o bilionário Jim Ratcliffe, que é o homem mais rico de Inglaterra, também tem sido um alvo dos adeptos, que lhe têm pedido que compre o clube. Ratcliffe é um adepto assumido do emblema de Old Trafford e o seu recente interesse no Chelsea indicou que o empresário tem a compra de uma equipa desportiva na mira, o que deu esperança aos fãs do United.

O ex-director do clube, Michael Knighton, também revelou nos últimos dias que quer formar um consórcio de bilionários que tirem o clube das mãos dos Glazers, tendo apelado a que Ratcliffe se junte à ideia.

Adriana Peixoto, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.