/

Comprar online pode ser pior para o ambiente do que ir a uma loja física

Comprar online pode ser pior para o ambiente do que ir a uma loja física, mesmo que o percurso se faça de carro, concluiu uma investigação conduzida por cientistas da Universidade de Radboud, nos Países Baixos.

De acordo com Sadegh Shahmohammadi, um dos investigadores envolvidos no novo estudo, a pegada ecológica de quem compra online pode ser maior porque estes consumidores costumam encomendar poucos artigos de cada vez.

Em sentido oposto, continua o cientista citado pelo revista Visão, “quem vai a uma loja física, costuma agregar as suas compras numa única aquisição”.

As compras realizadas na Internet produzem mais resíduos de embalagens e os produtos costumam vir de diferentes centros de distribuição, podendo, por isso, ser mais prejudiciais para o ambiente, concluiu a investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Environmental Science & Technology.

Depois de um ano e meio de estudo, os cientistas concluíram que as pegadas ecológicas por produto comprado no Reino Unido eram mais baixas 81% nas lojas físicas do que online, mesmo que a deslocação para o estabelecimento comercial se fizesse de carro.

“É um padrão que se aplica a países em que as pessoas andam sobretudo de carro (…) Depende mesmo do país e do comportamento dos seus consumidores”, explicou.

O artigo deixa ainda recomendações para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa que prejudicam o ambiente: no caso das lojas físicas, estes podem ser diminuídos até 40% ser os clientes passarem a ir às compras a pé ou de bicicleta; no que toca às compras na Internet, a “receita” é semelhante: estes podem ser reduzidos em 26% se as entregas fossem feitas através de bicicletas elétricas.

Para chegar a estas conclusões, os cientistas tiveram em conta os vários métodos de compras de produtos para a casa e de produtos de higiene pessoal, como é o caso do papel higiénico, do champô e da pasta dos dentes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.