Composto para matar fungos é tão bom que lhe deram o nome de Keanu Reeves

Nathan Congleton / Flickr

O ator Keanu Reeves

Um grupo de cientistas criou um composto molecular que é tão eficaz a eliminar fungos causadores de doenças que lhe deram o nome de Keanu Reeves.

Desde dos filmes “Matrix” e “John Wick”, Keanu Reeves tem mostrado o quão “mauzão” é. Agora, o mundo da ciência está pronto para reconhecer isso, relatou o Unilad.

O composto molecular, designado por “Keanumycins” e desenvolvido pelo Bio Pilot Plant, na Alemanha, é um lipopeptídeo que consegue matar, sem esforço, fungos perigosos para a saúde. Um estudo sobre esta inovação foi publicado recentemente no Journal of the American Chemical Society.

“Os lipopeptídeos matam tão eficazmente que lhes demos o nome de Keanu Reeves porque ele também é extremamente mortífero nos seus papéis”, explicou Sebastian Gotze, o autor principal do estudo.

Caso sejam utilizados em baixas concentrações, os “Keanumycins” não são tóxicos para a célula humana, de acordo com os testes realizados até à data. Isso torna-o atrativo para o desenvolvimento de novos antimióticos (medicamentos que impedem infeções fúngicas).

“Temos uma crise de antifúngicos”, indicou o investigador, indicando que a substância foi testada contra vários fungos que infetam os humanos. “Descobrimos que inibe fortemente o fungo patogénico Candida albicans, entre outros”, disse.

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde informou que os fungos eram a maior ameaça à saúde e classificou a Candida albicans como um dos 19 agentes patogénicos fúngicos de “prioridade crítica”.

“Eles causam doenças devastadoras mas têm sido negligenciados há tanto tempo que mal compreendemos a dimensão do problema”, indicou ainda o investigador.

As infeções fúngicas resultam em aproximadamente 1,7 milhões de mortes por ano e, à medida que o planeta aquece, esse número está também a aumentar, revelou um estudo publicado na National Library of Medicine.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.