Já a pensar no Mundial 2026, a Leagues Cup vai ser realizada todos os anos, com os clubes da Major League Soccer e da Liga MX.
Será um “capítulo monumental para o futebol norte-americano”, seguindo palavras da própria Liga mexicana, a Liga MX. Pela primeira vez, uma competição vai reunir todas as equipas da primeira divisão de dois campeonatos.
O torneio já existe e chama-se Leagues Cup. Estreou-se em 2019 e está a decorrer a segunda edição, com a final marcada para esta quarta-feira, entre Seattle Sounders e Club León.
A Leagues Cup reúne participantes da Major League Soccer e da Liga MX, mas apenas oito: quatro de casa campeonato, que disputam um pequeno torneio com quartos-de-final, meias-finais e final.
Este formato vai manter-se no próximo ano mas, a partir de 2023, vão participar neste torneio todas as equipas da divisão principal dos Estados Unidos da América/Canadá e do México. São 27 equipas da Major League Soccer e 18 da Liga MX, ou seja, um total de 45 equipas.
Os referidos campeonatos nacionais vão parar durante um mês, todos os anos (no Verão), para ser realizada esta competição.
A ideia é também mostrar e testar as infraestruturas que vão receber o Mundial 2026 de futebol, que vai ser organizado precisamente por Canadá, México e Estados Unidos da América.
Quem vencer o torneio ficará apurado para a segunda eliminatória, os oitavos-de-final, da edição seguinte da Liga dos Campeões local, independentemente da sua classificação no respectivo campeonato nacional. Os segundo e terceiro classificados da Leagues Cup terão direito a entrar na primeira eliminatória.
O formato da renovada Leagues Cup será anunciado nos próximos meses.