Como é que os insetos sobrevivem à força da chuva?

ZAP // Dall-E-2

O que acontece aos insetos quando chove? Como sobrevivem? São submersos ou projetados no ar? Há animais que têm estratégias adaptativas únicas, que lhes garantem a sobrevivência nos seus habitats aquáticos independentemente das condições climatéricas adversas – como, por exemplo, chuvas torrenciais.

Os alfaiates (gerris lacustris), insetos capazes de caminhar sobre a água, exibem uma habilidade surpreendente de resistir a impactos de gotas de chuva – que chegam a ser 40 vezes mais pesadas do que eles.

Este fenómeno foi estudado por um grupo de investigadores da Universidade do Tennessee (EUA), que utilizou filmagens em câmara lenta para analisar as reações dos insetos aos impactos das gotas num aquário de vidro.

As conclusões do estudo foram publicadas esta segunda-feira na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

A pesquisa revelou que os alfaiates – encontrados vulgarmente em lagos, lagoas e rios – utilizam as longas pernas peludas para aprisionarem o ar e se manterem à tona.

Quando atingidos por gotas de chuva, estes insetos permanecem, inicialmente, ilesos devido à sua baixa densidade; mas, logo de seguida, são puxados para o interior da “cratera de impacto resultante”, como descreve a New Scientist.

O colapso da cratera impulsiona um jato de água na vertical, carregando os alfaiates. Uns exibiram uma grande agilidade, desprendendo-se do jato de água antes que este colapsasse de volta. Outros, eram sugados para baixo, mas suas pernas peludas e repelentes de água permitiam que voltassem a flutuar e a nadar até à superfície.

O líder da investigação Andrew Dickerson comparou a resistência destes insetos à de sobreviver a um atropelamento: “É como se fôssemos atingidos por um carro e sobrevivêssemos, passando por uma jornada acrobática no processo”, disse o investigador, citado pela New Scientist.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.