/

Como é que foi inventado o Halloween, o Dia das Bruxas?

2

Public Domain/Petr Kratochvil

Doces de Halloween

Como é que foi inventado o Halloween? O chamado Dia das Bruxas vem de uma tradição de um povo com raízes em Portugal: os celtas.

“Está vivo!”. Dr. Frankenstein chorou quando a sua criação ganhou vida. Mas a criatura tinha vida própria e eventualmente fugiu do controlo do seu criador.

Assim como o monstro de Frankenstein, as tradições também estão vivas, o que significa que podem mudar com o tempo ou serem reinventadas. Construído a partir de uma miscelânea de diversas partes, o Halloween é uma dessas tradições que tem sido continuamente reinventada desde as suas origens antigas como uma cerimónia pagã celta.

No entanto, debaixo das fantasias de super-heróis e os sacos de doces, ainda bate o coração do original.

Os celtas viviam no que hoje é a Irlanda em 500 a.C. Comemoravam o Dia de Ano Novo em 1 de novembro, a que chamavam de Samhain. Eles acreditavam que, antes da transição para o ano novo, a porta entre os mundos dos vivos e dos mortos abria-se.

As almas dos recém-mortos, anteriormente presos na Terra, podiam agora passar para o submundo. Como pensavam que os espíritos saíam depois do anoitecer, essa atividade sobrenatural atingia o seu pico na noite anterior, dia 31 de outubro.

Os celtas inventaram rituais para se protegerem durante esse período turbulento. Eles colocavam fantasias e disfarces para enganar os espíritos. Acendiam fogueiras e colocavam velas dentro de nabos esculpidos – em vez das atuais abóboras – para afugentar qualquer espírito que procurasse travessuras.

Se tudo mais falhasse, carregavam um bolso cheio de guloseimas para pagar aos espíritos rebeldes e enviá-los de volta ao submundo. Parece-lhe familiar?

Embora focado nos mortos, Samhain era, em última análise, para os vivos, que precisavam de muita ajuda para fazer a transição para o ano novo. O inverno era frio e escuro. A comida era escassa. Todos reuniam-se para uma última festança para dividir pão, partilhar histórias e enfrentar os mortos, fortalecendo os laços comunitários no momento em que eram mais necessários.

Quando os católicos chegaram à Irlanda por volta de 300 d.C., abriram outra porta entre os mundos, desencadeando conflitos consideráveis. Eles procuraram converter os celtas mudando os seus rituais pagãos para feriados cristãos. Eles rebatizaram o 1.º de novembro para “Dia de Todos os Santos”, que ainda hoje continua a ser uma celebração dos santos católicos.

Mas os moradores mantiveram as suas velhas crenças. Eles acreditavam que os mortos ainda vagueavam pela Terra. Assim, os vivos ainda se fantasiavam. Esta atividade ainda ocorria na noite anterior. Acabaria por ganhar um novo nome para se encaixar no calendário católico: “All Hallows Eve”, que é de onde recebemos o nome Halloween.

Imigrantes irlandeses trouxeram o Halloween para a América em 1800 enquanto escapavam da Grande Fome de 1845–1849. No início, as celebrações irlandesas de Halloween eram uma estranheza, vistas com desconfiança por outros americanos. Como tal, o Halloween não era muito comemorado na América na altura.

À medida que os irlandeses se integravam na sociedade americana, o Halloween foi reinventado novamente, desta vez como uma celebração totalmente americana.

Tornou-se um feriado principalmente para as crianças. As suas conotações religiosas desapareceram, com santos e pecadores sobrenaturais a serem substituídos por fantasmas e goblins.

Os nabos esculpidos deram lugar às abóboras agora emblemáticas do feriado. Embora o doce ou travessura se assemelhe a tradições antigas, na realidade é uma invenção americana, criada para atrair as crianças para longe das brincadeiras turbulentas do feriado para atividades mais saudáveis.

O Halloween tornou-se uma tradição que muitos novos imigrantes adotam ao longo da sua jornada em direção à americanidade e está a ser cada vez mais exportado para todo o mundo, com os habitantes locais a reinventá-lo de novas maneiras para adaptá-lo à sua própria cultura.

2 Comments

  1. A ignorância pode ser uma escolha pessoal.
    Antes de mais dizer que os americanos não inventaram pois inventar é criar algo a partir de nada e neste caso (como em tantos outros) eles pegaram em algo existente e o transformaram para a sua visão e maneira de estar.
    Dito isto.
    Os celtas estiveram espalhados por imenso território por isso fazer uma colagem celtas/Irlanda/tradição parece um pouco tacanho. Essa tradição estava presente noutros lugares do que é a Grão Bretanha e seguramente pela
    Europa continental como o caso da Galiza onde se tem recuperado com o seu nome original Samaim.
    Fica sempre bem documentar-se sobre o que se escreve (ou transcreve) e utilizar o idioma com correção

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.