Como é que as baleias cantam? Cientistas podem ter a resposta

Antepassados das baleias desenvolveram narinas no topo da cabeça há 50 milhões de anos, mas há coisas mais insólitas neste animal: gosta de cantar. Porquê? O segredo parece estar na laringe.

Estudar as vozes das baleias vivas enquanto andam pelo oceano é um enorme desafio, recorda a Science Focus.

No entanto, sabe-se que elas gostam de cantar — mais até do que seria bom para elas, uma vez que dificultam a audição entre elas mesmas e os navios, por cantarem em frequências tão elevadas.

Num estudo publicado na Nature no início de 2024, cientistas aproveitaram uma rara oportunidade para examinar as caixas de voz, ou laringes, de três baleias de barbas — uma jubarte, uma sei e uma minke — que tinham dado à costa mortas em praias, mas que não estavam ainda demasiado decompostas.

A laringe das baleias de barbas é um órgão único que consiste em longos cilindros ligados em forma de U rígido que empurra contra uma almofada de gordura. Quando os cientistas sopraram ar para dentro da laringe, descobriram que isso fazia a almofada vibrar e gerar sons de baixa frequência.

É devido a este fenómeno que as baleias são capazes de cantar sem se engasgarem com água.

Os investigadores construíram também um modelo informático em 3D da laringe da baleia e simularam a forma como os sons são controlados pelos músculos.

Isto mostrou um facto incrível: as canções das baleias sobrepõem-se em frequência aos ruídos produzidos pelas hélices dos navios.

As baleias não têm forma de ajustar o tom das suas vozes para evitar colidir com os sons subaquáticos produzidos pelos navios. Eles passam, elas cantam na mesma.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.