Como descansam as baleias jubarte? Cientistas revelam vida subaquática secreta dos animais marinhos

Com a ajuda de câmaras omnidirecionais, uma equipa de cientistas descobriu que as baleias jubarte descansam debaixo de água.

O bio-registo é um método usado no estudo de animais marinhos de difícil observação que envolve prender uma câmara a um animal e registar informações ambientais relacionadas com o seu comportamento. Essas informações podem ser usadas para compreender aspetos como o comportamento animal ou a fisiologia do mergulho.

As câmaras são uma ferramenta poderosa, mas o campo de visão limitado tem sido um problema muito evidenciado pelos cientistas, que defendem a adoção de uma câmara com lente grande angular nestes casos.

A investigação, noticiada pela Phys, usou o bio-registo para aprender mais sobre os hábitos de exploração de recursos alimentares das baleias jubarte, que podem ser identificados a partir da profundidade, velocidade e aceleração (movimento) da baleia, sinais característicos de que o animal está a perseguir uma presa.

No entanto, os cientistas acabaram por identificar sinais característicos do repouso das baleias jubarte, informações necessárias para compreender a ecologia de um animal.

Apesar de as informações sobre o comportamento de repouso serem essenciais para a compreensão da ecologia, quase nada se sabe sobre os hábitos de descanso destas baleias.

Descanso debaixo de água

A equipa internacional de cientistas usou uma câmara omnidirecional (com um campo de visão de 360° em terra e de 270º debaixo de água) e registou os dados comportamentais das baleias jubarte.

Depois de analisarem cerca de uma hora de dados de vídeo e aproximadamente onze horas de dados comportamentais de uma baleia jubarte, os investigadores descobriram que o animal estava inativo durante a primeira metade do período registado, tendo demonstrado atividade na segunda metade.

A equipa presumiu que o movimento ativo podia estar relacionado com a procura de alimento. Em relação ao período de inatividade, os cientistas descobriram que a baleia jubarte analisada neste estudo descansou debaixo de água.

A descoberta contraria pesquisas anteriores, que relataram que esta espécie repousa à superfície. O estudo, publicado a 25 de fevereiro na Behavioral Processes, concluiu que, afinal, estes animais marinhos também descansam enquanto flutuam debaixo de água – e fazem-no em grupo.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …