Comitiva lusa nos Paralímpicos aumenta para 37 atletas devido à exclusão da Rússia

Portugal vai estar representado nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 por 37 atletas, mais oito que os inicialmente previstos, em consequência da redistribuição de quotas motivada pela exclusão da Rússia devido a um sistema de doping organizado.

Assim, entre 7 e 18 de setembro, Portugal terá no Rio de Janeiro a terceira maior comitiva de sempre em Jogos Paralímpicos, depois de ter tido 52 representantes em Sydney 2000 e 41 em Atenas 2004.

A redistribuição de vagas permitiu ao atletismo aumentar de 10 para 17 o número de representantes – com as entradas de Carina Paim, Érica Gomes, Gabriel Machi, Odete Fiuza, Mário Trindade, Miguel Monteiro e Nuno Alves – e à natação subir de quatro para cinco, com a inclusão de David Carreira.

Em relação aos Jogos de Londres 2012, Portugal ganhou sete atletas, aumentando de 30 para 37, e subiu de cinco para sete modalidades.

Naquela que será a nona presença consecutiva em Jogos Paralímpicos, Portugal leva na comitiva os quatro atletas que conquistaram três medalhas há quatro anos: Lenine Cunha, Armando Costa, Luís Silva e José Carlos Macedo.

Com a inclusão de sete atletas, o atletismo aumentou em dois o número de representantes em relação a Londres 2012, numa lista na qual figuram Lenine Cunha, medalha de bronze no salto em comprimento em Londres 2012, e o regressado Luís Gonçalves.

Há quatro anos, Luís Gonçalves falhou os Jogos Paralímpicos Londres 2012 por estar a cumprir uma suspensão por doping, tendo ficado impedido de defender a medalha de prata conseguida nos 400 metros T12 (deficiência visual) em Pequim 2008.

No boccia, Portugal subiu de nove para 10 representantes, entre os quais figuram dois dos três que conseguiram medalhas em Londres: Armando Costa e José Carlos Macedo. Luís Silva, o outro medalhado em Londres2012, lesionou-se e será substituído por Mário Peixoto.

Na última edição dos Jogos Paralímpicos, os três atletas conquistaram a medalha de prata na prova de pares BC3, e José Carlos Macedo alcançou o bronze na prova individual de BC3.

Na natação, Portugal aumentou de quatro para cinco representantes, em relação a Londres 2012, sendo David Carreira o único atleta estreante em Jogos Paralímpicos.

No ciclismo, Portugal vai estar representado por Luís Costa e Telmo Pinão, enquanto Ana Mota Veiga será cavaleira lusa nas competições de equitação.

Nas modalidades nas quais Portugal se estreia, Adelino Rocha será o representante no tiro, e Miguel Vieira no judo.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …