As viagens no comboio a vapor de Harry Potter podem ser interrompidas se a Justiça rejeitar um pedido da empresa que administra a linha.
A West Coast Railways (WCR), que opera a rota, quer ser libertada da exigência de instalar sistemas de travagem central nos vagões.
Os proprietários do Jacobite – que se chamava Expresso de Hogwarts nos filmes do bruxo – disseram que a implementação das novas medidas poderia custar 7 milhões de libras. Um julgamento sobre o caso deve ocorrer em janeiro.
O comboio opera numa das rotas ferroviárias mais emblemáticas da Escócia – de Fort William a Mallaig – de março a outubro. Atravessa o viaduto Glenfinnan, que se tornou atração para uma nova geração de turistas após ser incluído no filme Harry Potter e a Câmara Secreta.
Cerca de 750 pessoas por dia viajam até ao fim da linha em Mallaig todos os dias na época alta. E muitos outros visitantes vão assistir o comboio passar.
O serviço teve uma isenção concedida pelo escritório governamental responsável por ferrovias e rodovias, o que permitiu a continuidade da linha.
O órgão previa duas isenções de dez anos às regras sobre como as portas dos vagões devem ser trancadas enquanto o comboio estava em movimento. A última isenção expirou em 31 de março de 2023.
Após uma inspeção em julho, o órgão citou problemas com procedimentos nas fechaduras das portas e afirmou que a West Coast Railways estava colocando os passageiros “em risco de ferimentos pessoais graves“. Em agosto, a linha obteve uma isenção temporária.
Após uma audiência de dois dias no Tribunal Superior na semana passada, a empresa aguarda agora uma decisão que poderá determinar se o comboio a vapor voltará a operar.
“Negócio caro”
A empresa disse que adicionar sistemas de trava aos tradicionais vagões com portas da década de 1950 custaria cerca de 7 milhões de libras, o que corresponderia a cerca de dez anos de lucro.
Em declarações ao jornal The Herald, o gerente comercial James Shuttleworth disse: “A nossa intenção é continuar a administrar o comboio, mas se tivermos que instalar fechaduras nas portas, será um negócio caro”.
A empresa forneceu à Warner Bros a locomotiva e os vagões usados na série de filmes Harry Potter.
O comboio faz duas viagens por dia utilizando algumas das mesmas carruagens mostradas nas filmagens.
ZAP // BBC