Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É “excecionalmente rara”

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020, e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos com um detetor de metais, tenham sido enterrados por volta de 950 d.C.

A coleção é composta por três itens bastante valiosos: uma pulseira de ouro, outra de prata e um enorme adorno em prata que provavelmente foi usado para prender roupas pesadas ao ombro. Os elementos serão adicionados à exibição Viking no Museu Manx.

A Ilha de Man é atualmente uma dependência autónoma da Coroa Britânica no Mar da Irlanda. No entanto, os vikings estabeleceram-se no local por volta de 800 d.C e criaram uma vasta rede comercial com a Grã-Bretanha continental.

Ao longo de vários anos, vários túmulos da era Viking foram encontrados na ilha, e dentro dessas sepulturas foram também descobertos muitos artefactos raros.

Mas, apesar das fascinantes descobertas que têm ocorrido na ilha, esta coleção de três elementos é “excecionalmente rara”, diz Allison Fox, curadora de arqueologia do Património Nacional Manx.

A especialista considera que uma das pulseiras é um achado “muito raro” porque peças em ouro não eram muito comuns durante a era Viking, enquanto a prata era o metal mais usado para o comércio e exibição de riqueza pessoal.

O objeto em forma de arco tem um alfinete de 50 cm e os arqueólogos acreditam que terá sido usado para prender roupas pesadas ao ombro, servindo também para exibir riqueza.

Este tesouro da era Viking foi enterrado por volta de 950 d.C, altura em que a Ilha de Man estava situada no meio de uma zona comercial estratégica muito lucrativa. Os três elementos “representam uma grande quantidade de riqueza acumulada”, por isso a sua descoberta em simultâneo é particularmente especial e única.

De acordo com Allison Fox, quem enterrou as joias poderia sentir-se “ameaçado de forma imediata e aguda”, por isso a “deposição deliberada de material acumulado pode ter acontecido durante um momento de ameaça, com a intenção do proprietário original de recuperar os artefactos mais tarde”.

Como avança o Ancient Origins, agora as joias foram classificadas como “tesouro” por Jayne Hughes.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …