Coimbra, e não Lisboa, é a capital oficial de Portugal (sim, a sério)

12

Apesar de a corte se ter transferido de Coimbra para Lisboa em 1255, nunca foi assinado um documento que oficializasse a mudança da capital. Coimbra continua por isso a ser a capital oficial de Portugal.

É um daqueles factos tão óbvios que nem são ensinados na escola. A Terra é redonda, 2+2=4 e Lisboa é a capital de Portugal. Mas e se lhe disser que a capital oficial portuguesa continua a ser Coimbra até hoje? Confuso?

Desde o nascimento do reino independente de Portugal que a cidade de Coimbra foi uma das mais importantes do recém-criado país, especialmente durante a reconquista após as invasões dos muçulmanos vindos do norte de África.

Apesar de Guimarães ser conhecida como  o berço de Portugal, o Conde D. Henrique e D. Teresa, pais de D. Afonso Henriques, viveram em Coimbra — e há até teorias de que o primeiro rei de Portugal nasceu na cidade dos estudantes.

Foi ainda com o rei D. Afonso Henriques que Coimbra se tornou a capital do país, sendo durante décadas a principal cidade do país abaixo do rio Douro. Mas, à medida que a reconquista aos mouros avançava, Lisboa começou a ganhar cada vez mais importância e ameaçava o poderio conimbricense.

O estuário do Tejo era particularmente apelativo por servir de porta de entrada para o comércio, o que enriqueceu ainda mais a região. A corte acabou por começar a passar mais tempo em Lisboa, até que se mudou permanentemente durante o reinado de D. Afonso III em 1255.

No entanto, nunca foi assinado nenhum documento ou decreto oficial que estabelecesse a mudança de capital de Coimbra para Lisboa, até aos dias de hoje. Por esta razão, Coimbra continua a ser tecnicamente a capital portuguesa.

Adriana Peixoto, ZAP //

12 Comments

  1. Atenção que a capital de Portugal não foi sempre em Coimbra ou Lisboa. Foi ainda no Rio de Janeiro, Guimarães e em Angra do Heroísmo (nesta última por duas vezes).

  2. Acho muito bem Coimbra! Aliás queria ver os parvalhões dos politicos a ter que ir para Coimbra!
    Quanto ao Porto, não se enganem que nunca o Porto quis ser o antro da politiquice que vem com ser Capital.
    O Porto e nós tripeiros somos … uns Portugueses à parte …. 🙂

  3. Há muito que sabia que Portugal não tem uma capital oficial. Não há documento algum que o conforme, a não ser esse do D.Afonso III, há muito ultrapassado pelos acontecimentos, inclusive com a reconquista do Algarve e como tal, o país ter ficado mais ou menos com o território que ainda hoje tem, após alguns acertos de fronteira pontuais e aonde os portuguese tinham de estar sempre muito atentos pois os castelhanos sempre que podiam roubavam território, aliás foi este Rei o primeiros a realização um recenseamento da população e bem como da consulta efectiva dos territórios que ficavam na fronteira – se olvidarmos o caso de Olivença, território português, sob administração compulsiva espanhola ha 200 anos. Curioso nunca ter visto aqueles que tanto defendiam a saída da soberania portuguesa de territórios onde estávamos há 500 anos exigir o retorno da Olivença e o seu termo ao seu lugar na pátria-mãe, a verdadeira. Se em tempos tal distinção foi dada a Coimbra, o facto é que capital foi o local sempre aonde se encontrava o Rei, ou seja , o palácio – visto aqui não como edifício, mas como a estrutura de apoio ao soberano. Com o Constitucionalismo, a indicação de uma capital foi por ser formalizada continuando assim até à República e os dias de hoje.

  4. Isso seria a Capital do Reino…Como desde 1910, somos a República de Portugal essa questão nem se coloca. A Capital encontra-se onde se encontram as instituições da República, obviamente.

  5. Está na moda rescrever a história de Portugal… No Brasil alguém é o ouro roubado de Portugal, na Assembleia da Republica alguém quis retirar os frescos das paredes, porque eram exemplares de escravatura, Agora alguém lançou esta tontice, que até o turismo de Portugal injeta a quem nos visita.. Por amor de Deus e da verdade da história de Portugal…
    Até ao século XIX não havia definição de Capital como hoje existe, a Capital era onde o Rei morava, foi em Coimbra e a partir do Seculo XIII o rei D. Afonso III transferiu as cortes para Lisboa. A eventual falta de um documento oficial é uma falácia histórica, que só serve para espalhar a discórdia e confundir os ingénuos. Existem vários documentos oficiais dos últimos séculos que se pode ler Lisboa como Capital do reino de Portugal e até nas Constituições Portuguesas, Lisboa é referida como a capital de Portugal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.