Cocaína e granadas mataram Prigozhin? “Não houve impacto externo”, diz Putin

6

EPA/Mikhail Metzel / Kremlin Pool / Sputnik

Vladimir Putin

Fragmentos de granadas foram encontrados no avião e haveria cocaína, álcool montes de dinheiro, armas e documentos falsos no quartel-general do grupo Wagner, segundo o presidente russo, que sublinha: “Não houve impacto externo”.

Tropas sob influência de álcool e substâncias ilícitas, na posse de granadas, provocaram o trágico acidente de avião que vitimou Yevgeny Prighozin, sugeriu esta quinta-feira o presidente russo, Vladimir Putin.

Putin admitiu mesmo que “não houve impacto externo” no Embraer Legacy 600 em que seguia o ex-líder do Grupo de mercenários Wagner, que a 23 de agosto se despenhou, matando os 10 tripulantes a bordo, supondo que o acidente foi provocado por uma explosão no interior da aeronave.

“Não houve impacto externo no avião — isto é um facto já estabelecido“, garantiu, segundo o The Guardian.

E o que provocou essa explosão, foram, segundo Putin, fragmentos de granada.

“O diretor do Comité de Investigação disse-me ainda no outro dia que foram encontrados fragmentos de granada nos corpos dos que morreram no acidente de avião”, disse Putin, numa reunião do Clube de Valdai, no Mar Negrom em Sochi.

Sem elaborar como é que as granadas poderiam explodir a bordo, Putin expôs uma teoria: drogas podem ter tido um papel na explosão.

O líder de Moscovo adiantou ainda que foram encontrados também cinco quilos de cocaína entre os montes de dinheiro, armas e documentos falsos entre o quartel-general do grupo Wagner, referidos numa tentativa de explicar o acidente trágico.

“Infelizmente, não foram conduzidos testes para detetar a presença de álcool e drogas no sangue das vítimas”, disse: “na minha opinião, seria importante fazer essa análise”.

Recorde-se que o Kremlin nega até hoje qualquer envolvimento na queda do avião: “é uma mentira absoluta!”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na altura do acidente, perante suspeitas de que uma bomba implantada no avião teria provocado o desastre que matou o líder do grupo Wagner.

Putin, que considerou Prigozhin um traidor após a rebelião armada de 23 e 24 de junho, prestou homenagem na quinta-feira à noite, após 24 horas de silêncio, à memória de “um homem talentoso que cometeu alguns erros graves”.

ZAP //

6 Comments

  1. Acredito em tudo o que Putin , diz se ele diz que forma os assassinos que se mataram a eles proprios, porque deveriamos duvidar ? Também encontraram um passapore da mulher do Zelensky na Crimeia , com nacionalidade Russa e com dinheiro lá perto. Se os russos dizem que foi assim porque duvidar? Mesmo que a foto do passaporte seja amesma que a mulher de Zelensky tem nas suas redes socias e de data posterior ao do passaporte. Mas que raio quem não utiliza num passaporte uma foto de uma rede social que ainda vai tirar no futuro ? É mesmo ser picuinhas e desconfiar de gente séria .

  2. No Dia que esta indescritível carnificinia acabar no Leste da Europa , a Rússia terá que aguentar as consequências que os Psicopatas e Doentios Políticos bem ao abrigo do Kremlin estão a causar a sua própria População . A Alemanha , mesmo nos Dias de hoje , ainda é vitima do Nazismo que deixou un estigma dificilmente exonerado ! .

  3. Claro, faz sentido. Isso e as tropas russas estarem a lutar na Ucrânia para expulsar tropas imperialistas americanas que invadiram para roubar território…

  4. “Também encontraram um passapore da mulher do Zelensky na Crimeia , com nacionalidade Russa” Esqueceste de dizer que no passaporte, ela era de género masculino …. Pormenores são lixado .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.