Cobras brancas invadem Canárias e ameaçam comer todos os lagartos raros

Feibs / Wikimedia

Gallotia Stehlini, o lagarto gigante da Gran Canaria

Gallotia Stehlini, o lagarto gigante da Gran Canaria

A ilha espanhola Gran Canaria convocou especialistas mundiais para ajudarem a deter a invasão de cobras brancas que ameaçam comer todos os seus lagartos raros, indicou hoje um ecologista.

Os guardas florestais da Gran Canaria, a maior das Ilhas Canárias, mataram já milhares de cobras reais californianas, descendentes de cobras de estimação que escaparam para a natureza.

As cobras não representam uma ameaça para os seres humanos, mas têm devorado outras criaturas, tais como o Gallotia Stehlini, o lagarto gigante da Gran Canaria, disse o ambientalista Ramon Gallo, que dirige um projeto para controlar a população de cobras, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

“Aquele lagarto só existe na Gran Canaria e, se as cobras acabarem por se espalhar por toda a ilha, elas farão dele uma espécie em perigo de extinção”, sublinhou.

“Estamos a falar de salvar a biodiversidade das Ilhas Canárias, que é um dos principais atrativos que as ilhas têm para o resto do mundo. As Canárias são um laboratório biológico e as cobras estão a colocar em risco uma das suas espécies mais importantes”, acrescentou.

A equipa de Gallo obteve, em 2011, fundos da União Europeia para uma campanha de quatro anos para proceder à seleção das cobras.

Na quinta e na sexta-feira, a ilha receberá especialistas internacionais, incluindo especialistas em cobras norte-americanos, que participarão numa conferência que pretende aumentar a consciencialização perante aquela ameaça.

O ambientalista referiu que as cobras foram primeiro detetadas na natureza da Gran Canaria em 1998, aparentemente descendentes de um pequeno número de animais de estimação que deslizaram até zonas de bosque.

Tidwell Family / Flickr

Ophiophagus hannah, a cobra real branca

Ophiophagus hannah, a cobra real branca

A cobra real (Ophiophagus hannah) é um animal de estimação popular, que não cresce além dos 1,8 metros.

A espécie proliferou no clima temperado e ensolarado da Gran Canaria, onde não encontrou predadores naturais e, sim, muito que comer — sobretudo lagartos, que encurralam ou apertam até à morte.

As cobras reais existem em várias cores, mas na área principal em que vivem na Gran Canaria, a maioria delas é do tipo albino — brancas com riscas amarelo claro e olhos cor-de-rosa.

Desde 2007, indicou Gallo, cerca de 2.000 delas foram mortas — à paulada por guardas florestais ou membros da população, ou capturadas por falcões ou cães treinados ou em armadilhas.

Mas pensa-se que um número incalculável delas prolifere fora da vista humana, debaixo da terra, acrescentou.

O Seminário Internacional sobre Controlo de Repteis Exóticos Invasivos decorre nos dias 08 e 09 de maio em Las Palmas, na Gran Canaria.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …

Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção. A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. …