Cobras brancas invadem Canárias e ameaçam comer todos os lagartos raros

Feibs / Wikimedia

Gallotia Stehlini, o lagarto gigante da Gran Canaria

Gallotia Stehlini, o lagarto gigante da Gran Canaria

A ilha espanhola Gran Canaria convocou especialistas mundiais para ajudarem a deter a invasão de cobras brancas que ameaçam comer todos os seus lagartos raros, indicou hoje um ecologista.

Os guardas florestais da Gran Canaria, a maior das Ilhas Canárias, mataram já milhares de cobras reais californianas, descendentes de cobras de estimação que escaparam para a natureza.

As cobras não representam uma ameaça para os seres humanos, mas têm devorado outras criaturas, tais como o Gallotia Stehlini, o lagarto gigante da Gran Canaria, disse o ambientalista Ramon Gallo, que dirige um projeto para controlar a população de cobras, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

“Aquele lagarto só existe na Gran Canaria e, se as cobras acabarem por se espalhar por toda a ilha, elas farão dele uma espécie em perigo de extinção”, sublinhou.

“Estamos a falar de salvar a biodiversidade das Ilhas Canárias, que é um dos principais atrativos que as ilhas têm para o resto do mundo. As Canárias são um laboratório biológico e as cobras estão a colocar em risco uma das suas espécies mais importantes”, acrescentou.

A equipa de Gallo obteve, em 2011, fundos da União Europeia para uma campanha de quatro anos para proceder à seleção das cobras.

Na quinta e na sexta-feira, a ilha receberá especialistas internacionais, incluindo especialistas em cobras norte-americanos, que participarão numa conferência que pretende aumentar a consciencialização perante aquela ameaça.

O ambientalista referiu que as cobras foram primeiro detetadas na natureza da Gran Canaria em 1998, aparentemente descendentes de um pequeno número de animais de estimação que deslizaram até zonas de bosque.

Tidwell Family / Flickr

Ophiophagus hannah, a cobra real branca

Ophiophagus hannah, a cobra real branca

A cobra real (Ophiophagus hannah) é um animal de estimação popular, que não cresce além dos 1,8 metros.

A espécie proliferou no clima temperado e ensolarado da Gran Canaria, onde não encontrou predadores naturais e, sim, muito que comer — sobretudo lagartos, que encurralam ou apertam até à morte.

As cobras reais existem em várias cores, mas na área principal em que vivem na Gran Canaria, a maioria delas é do tipo albino — brancas com riscas amarelo claro e olhos cor-de-rosa.

Desde 2007, indicou Gallo, cerca de 2.000 delas foram mortas — à paulada por guardas florestais ou membros da população, ou capturadas por falcões ou cães treinados ou em armadilhas.

Mas pensa-se que um número incalculável delas prolifere fora da vista humana, debaixo da terra, acrescentou.

O Seminário Internacional sobre Controlo de Repteis Exóticos Invasivos decorre nos dias 08 e 09 de maio em Las Palmas, na Gran Canaria.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …