Cobras brancas invadem Canárias e ameaçam comer todos os lagartos raros

Feibs / Wikimedia

Gallotia Stehlini, o lagarto gigante da Gran Canaria

Gallotia Stehlini, o lagarto gigante da Gran Canaria

A ilha espanhola Gran Canaria convocou especialistas mundiais para ajudarem a deter a invasão de cobras brancas que ameaçam comer todos os seus lagartos raros, indicou hoje um ecologista.

Os guardas florestais da Gran Canaria, a maior das Ilhas Canárias, mataram já milhares de cobras reais californianas, descendentes de cobras de estimação que escaparam para a natureza.

As cobras não representam uma ameaça para os seres humanos, mas têm devorado outras criaturas, tais como o Gallotia Stehlini, o lagarto gigante da Gran Canaria, disse o ambientalista Ramon Gallo, que dirige um projeto para controlar a população de cobras, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

“Aquele lagarto só existe na Gran Canaria e, se as cobras acabarem por se espalhar por toda a ilha, elas farão dele uma espécie em perigo de extinção”, sublinhou.

“Estamos a falar de salvar a biodiversidade das Ilhas Canárias, que é um dos principais atrativos que as ilhas têm para o resto do mundo. As Canárias são um laboratório biológico e as cobras estão a colocar em risco uma das suas espécies mais importantes”, acrescentou.

A equipa de Gallo obteve, em 2011, fundos da União Europeia para uma campanha de quatro anos para proceder à seleção das cobras.

Na quinta e na sexta-feira, a ilha receberá especialistas internacionais, incluindo especialistas em cobras norte-americanos, que participarão numa conferência que pretende aumentar a consciencialização perante aquela ameaça.

O ambientalista referiu que as cobras foram primeiro detetadas na natureza da Gran Canaria em 1998, aparentemente descendentes de um pequeno número de animais de estimação que deslizaram até zonas de bosque.

Tidwell Family / Flickr

Ophiophagus hannah, a cobra real branca

Ophiophagus hannah, a cobra real branca

A cobra real (Ophiophagus hannah) é um animal de estimação popular, que não cresce além dos 1,8 metros.

A espécie proliferou no clima temperado e ensolarado da Gran Canaria, onde não encontrou predadores naturais e, sim, muito que comer — sobretudo lagartos, que encurralam ou apertam até à morte.

As cobras reais existem em várias cores, mas na área principal em que vivem na Gran Canaria, a maioria delas é do tipo albino — brancas com riscas amarelo claro e olhos cor-de-rosa.

Desde 2007, indicou Gallo, cerca de 2.000 delas foram mortas — à paulada por guardas florestais ou membros da população, ou capturadas por falcões ou cães treinados ou em armadilhas.

Mas pensa-se que um número incalculável delas prolifere fora da vista humana, debaixo da terra, acrescentou.

O Seminário Internacional sobre Controlo de Repteis Exóticos Invasivos decorre nos dias 08 e 09 de maio em Las Palmas, na Gran Canaria.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …

Governo "devolve" 59 milhões em TSU às empresas para compensar aumento do salário mínimo

O Governo vai "compensar" as empresas em aproximadamente 59,2 milhões de euros devido ao aumento do salário mínimo nacional, estimou o ECO, tendo por base os dados avançados pelo Executivo aos parceiros sociais. De acordo com …