/

“Clube de Dallas” do Facebook. Donos salvam vida de gatos com medicamentos ilegais

Donos de animais de estimação estão a recorrer ao mercado negro, através de grupos de Facebook, para comprar medicamentos ilegais para salvar a vida dos seus gatos.

Com estreia em 2013 e Matthew McConaughey como estrela principal, “O Clube de Dallas” é um filme de Jean-Marc Vallée cujo enredo é simples: um eletricista é diagnosticado com SIDA e passa a contrabandear medicamentos alternativos, não-aprovados pela FDA, para dentro do Texas, distribuindo-os posteriormente a outros pacientes.

Nos Estados Unidos, o mesmo está a acontecer agora, mas num âmbito ligeiramente diferente. Donos de animais de estimação estão a recorrer a um grupo no Facebook para comprar medicamentos ilegais para salvar a vida do seu gato.

A peritonite infecciosa felina, mais conhecida por PIF, é um síndrome viral causado por um coronavírus. A PIF afeta o intestino, o fígado, os rins, o cérebro e todo o sistema nervoso dos animais. É mais frequente em gatos no início e no fim das suas vidas, quando o seu sistema imunitário é mais fraco. E o pior de tudo é que o PIF é, até ao momento, 100% fatal.

O OneZero conta a história de Harper, uma gata diagnosticada com esta doença, e como uma veterinária norte-americana se digladeia para tentar salvá-la.

“Naquele momento, eu não queria saber”, disse a veterinária Jessica Thompson. “Eu só queria salvar Harper porque não iria morrer outro gatinho com PIF se pudesse salvar a sua vida”.

Thompson tinha ouvido falar, num grupo do Facebook, de um medicamento chamado GS-441524 que poderia curar gatos com PIF. Um estudo de 2019 apontava que o medicamento curou 25 dos 31 gatos usados como cobaias. No entanto, este ‘milagroso’ medicamento só estava disponível no mercado negro.

O medicamento foi desenvolvido originalmente para pessoas e é a base do Remdesivir, usado no potencial tratamento da covid-19. A farmacêutica Gilead Sciences, responsável pelo desenvolvimento do GS-441524, ainda não deu o próximo passo rumo à aprovação do medicamento, com medo que um eventual fracasso comprometa a aprovação do seu uso em humanos.

“É como ‘O Clube de Dallas’, quando os pacientes não podiam receber os medicamentos para a SIDA de que precisavam legalmente neste país. É o que gosto de pensar que estamos a fazer pelos gatos”, explicou Robin Kintz, um dos fundadores do grupo de Facebook ‘FIP Warriors’, que ajuda a obter ilegalmente o medicamento.

“As redes sociais criaram um caminho para o leigo que precisa de vender alguma coisa, mas não tem necessariamente a rede para conectar-se com os principais criminosos transnacionais. Isto realmente democratizou o comércio no mercado negro em vários mercados ilícitos”, explicou a cofundadora da Aliança para Combater o Crime Online, Katie Paul.

Thompson pesou os prós e os contras e decidiu arriscar: fez uma encomenda de GS-441524 no valor de mais de mil dólares.

O estudo no qual Thompson se baseou para acreditar no potencial do medicamento, publicado em 2019 na revista científica Journal of Feline Medicine and Surgery, foi obra de Niels Pedersen. O cientista tem estudado a PIF desde 1981 e quando no ano passado conseguiu que 25 dos 31 gatos recuperassem da doença, festejou efusivamente.

No entanto, a reação não foi a esperada por parte da farmacêutica Gilead Sciences. “Eles não viram o mercado do lado dos gatos. Eles não entenderam a gravidade da doença para os gatos e para os seus donos”, disse Pedersen. “Eles não querem arriscar muito dinheiro por uma pequena parcela”.

Pedersen avisou a Gilead que se eles não levassem o medicamento a ser aprovado, alguém o faria sem a permissão deles. Todavia, a sua preocupação era que se os gatos que tomaram GS-441524 apresentavam efeitos colaterais graves, isso poderia interferir na capacidade de conseguir que o Remdesivir fosse aprovado para uso humano.

A Aliança para Combater o Crime Online diz que a proliferação de vendedores clandestinos de GS-441524 mostra como é fácil comprar e vender bens ilegais no Facebook e noutras plataformas de redes sociais.

“Embora a empresa tenha padrões comunitários contra a venda de medicamentos, medicamentos falsificados, suplementos, coisas assim, eles não moderam proativamente os grupos”, explicou Katie Paul.

Robin Kintz, do grupo FIP Warriors, diz que não é suposto que os membros do grupo vendam os seus medicamentos a outros membros. O grupo ajuda a fazer a ponte com o GS-441524, embora o risco seja sempre assumido pelo utilizador. A farmacêutica chinesa Mutian é uma das que vende o medicamento no seu site, apesar de nunca se ler o nome do remédio no seu site.

DC, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.