Clima ameaça o vertebrado mais velho do planeta

Hemming1952 / Wikimedia

Tubarão-da-Groenlândia

O tubarão-da-Groenlândia pode viver 500 anos. Mas os habitantes das águas do Oceano Ártico estão ameaçados por causa da quantidade de gelo que derrete.

É um dos maiores tubarões do mundo e é também o vertebrado com a maior longevidade conhecida na Terra. Mas a existência do tubarão-da-Groenlândia está ameaçada.

O tubarão-da-Groenlândia vive durante muito tempo. Mesmo muito tempo. Estima-se que, em média, viva 272 anos mas alguns podem viver durante 500 anos, revelou um estudo realizado na Dinamarca.

Esta espécie tem outras particularidades: pode medir 5 metros, tem hábitos alimentares ecléticos (que pode, incluir renas e cavalos) e tem olhos que são – quase na totalidade – cobertos por vermes, que fazem dos olhos do tubarão o seu lar. Mas não ficam cegos. Quase.

Tanto não ficam cegos que, no seu contexto de águas bem profundas, perseguem lulas até mais de 2 quilómetros de profundidades turvas.

Já que vive séculos – literalmente, séculos – o tubarão-da-Groenlândia já sobreviveu a muitas fases do planeta Terra.

Passou, por exemplo, pela fase em que o tubarão era motivo de caça por parte dos humanos, para terem luz em casa – era utilizado o seu óleo de fígado.

No entanto, avisa o canal Deutsche Welle, a ameaça da sua extinção está aumentar porque o gelo não pára de derreter.

As alterações climáticas aquecem o planeta e aquecem as águas do Oceano Ártico. O gelo derrete e abre novas extensões do seu habitat para a pesca comercial.

E o próprio metabolismo do tubarão-da-Groenlândia é diferente: a maturidade sexual só chega quando o animal atinge 150 anos de idade.

É um organismo habituado e adaptado ao clima gelado – mas se a temperatura sobe demasiado…

Se uma nova geração conseguir sobreviver, o mundo em que viverá será muito diferente do de seus pais, avisa o DW.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.