Clever Leaves já exporta canábis made in Odemira para os Estados Unidos

A Clever Leaves, empresa colombiana de produção de canábis medicinal, anunciou a sua primeira exportação de Portugal para os Estados Unidos esta quarta-feira.

A multinacional anunciou a exportação do primeiro lote de flor seca de canábis produzida em Odemira para o mercado dos Estados Unidos. Em comunicado, a Clever Leaves refere que o lote de 30 quilos se destina à Biopharmaceutical Research Company (BRC).

A empresa tem uma propriedade com cerca de 84 hectares em São Teotónio, no concelho de Odemira. Segundo o Jornal de Negócios, a Clever Leaves instalou-se em Portugal em 2019 e em agosto do ano passado recebeu uma licença do Infarmed que permite o cultivo, importação e exportação de flor seca de canábis medicinal.

O terreno dispõe de 10.000 metros quadrados de estufas de alta tecnologia, estando quase completa a expansão “para aproximadamente 25.000 metros quadrados”.

O acordo entre a Clever Leaves e a BRC prevê que a flor seca de canábis, rica em THC, seja usada para os projetos de desenvolvimento farmacêutico da BRC, especializada no desenvolvimento de ingredientes farmacêuticos ativos para terapias à base de plantas.

“Sendo o maior mercado de canábis do mundo, os EUA oferecem uma grande oportunidade para a Clever Leaves. Esta exportação de produção em Portugal para o mercado norte-americano confirma a robustez da estratégia que a empresa está a implementar a nível global, e que permite entrar no mercado de canábis dos EUA em conformidade com a estrutura regulatória atual”, referiu Kyle Detwiler, CEO da empresa, no comunicado.

“Exportar flor THC para uma empresa licenciada pela DEA [agência de controlo de estupefacientes], a BRC, demonstra a nossa capacidade de atender aos rigorosos requisitos regulatórios dos EUA. Ao nos tornarmos uma das primeiras empresas a exportar comercialmente flor THC para os EUA, estamos a abrir o caminho da Clever Leaves para a indústria de canábis medicinal dos EUA”, acrescenta ainda.

A unidade de Odemira já exporta flor seca de canábis para vários mercados e estreou-se agora nos Estados Unidos. Em maio, a empresa anunciou a instalação de uma nova unidade de pós–colheita de canábis medicinal de grau farmacêutico no Parque Empresarial da Península de Setúbal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.