O partido de centro-direita Ciudadanos não quer extrema-direita no Governo

Alejandro Garcia / EPA

O principal candidato do partido de centro-direito Ciudadanos (Cidadãos) às eleições legislativas de 28 de abril próximo, Albert Rivera, manifestou esta segunda-feira, numa entrevista ao El País, que não gostaria de estar num Governo com o Vox (direita radical).

“Prefiro que [Vox] não faça parte [de um executivo de direita], porque quero um Governo sério, não um com ministros a propor que se legalizem as pistolas, o que me parece uma loucura”, disse Albert Rivera, referindo-se a uma das propostas da formação de extrema-direita, segundo noticiou a agência Lusa, citada pelo Expresso.

O candidato voltou a atacar o candidato socialista e primeiro-ministro, Pedro Sánchez, por defender uma política de diálogo com os independentistas catalães e argumenta, assim como os restantes partidos de direita, que o próximo Governo deve voltar a intervir naquela região de Espanha que continua a ser dirigida pelos partidos separatistas.

“Os assentos do Cidadãos irão para afastar [Pedro] Sánchez do Governo e fazer um Governo alternativo”, assegurou.

O Cidadãos já anunciou que não irá fazer qualquer pacto pós-eleições com o PSOE (socialistas), preferindo uma coligação governamental com o PP (Partido Popular, de direita), mas as sondagens indicam que será muito difícil uma maioria absoluta de direita que não tenha, pelo menos, o apoio parlamentar do Vox.

“Quero um Governo que respeite as liberdades civis e avance nos direitos LGTBI [lésbicas, gays, transexuais, bissexuais e intersexo] ou das famílias de maternidade por substituição [barrigas de aluguer]”, defendeu Albert Rivera.

O Cidadãos aposta tudo na possibilidade de liderar o bloco de partidos de direita, aproveitando a atual debilidade do PP, mas as intenções de voto indicam que terá muita dificuldade em descolar dos atuais 13% e aproximar-se das intenções de voto daquele partido (cerca de 20%).

Debates começam esta segunda-feira

De acordo com o Expresso, os quatro principais líderes partidários candidatos às eleições legislativas de 28 de abril em Espanha vão esta noite tentar convencer os muitos eleitores que ainda estão indecisos a votarem nos seus partidos.

Pedro Sánchez (PSOE, socialistas), Pablo Casado (PP, direita), Pablo Iglesias (Unidas Podemos, extrema-esquerda) e Albert Rivera (Cidadãos, direita liberal) vão defender as suas propostas numa altura em que as sondagens indicam que entre 25% e 40% dos eleitores apenas irá decidir em quem votar nos últimos dias antes das eleições.

O PSOE lidera a intenção de voto (entre 28,1 e 31%, conforme as sondagens) mas, para governar, vai ter de formar uma coligação com outros partidos, havendo ainda a possibilidade de uma aliança entre as formações de direita conseguir chegar à desejada maioria absoluta.

Assim como os socialistas, há quatro outros partidos que podem ter mais do que 10% da preferência dos espanhóis e vão ser decisivos nas negociações de coligação pós-eleitorais: PP (17,8 e 23,8%), Cidadãos (13,8 e 15,8%), Unidas Podemos (12,9 e 13,7%) e Vox (extrema-direita, 7,7 e 12,5%).

A Junta Eleitoral Central espanhola decidiu afastar o presidente do Vox, Santiago Abascal, dos dois debates previstos a quatro, porque o partido não tem atualmente assento no parlamento (teve 0,2% dos votos nas eleições de 2016).

O primeiro debate da campanha eleitoral irá realizar-se a partir das 22:05 (21:05 de Lisboa) na RTVE (televisão pública), durante uma hora e 40 minutos, e servirá de aperitivo a um outro, o segundo e último, que terá lugar na terça-feira na Atresmedia, grupo privado de comunicação social, dono, nomeadamente, das televisões Antena 3 e La Sexta.

TP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. à boca das urnas nuestros hermanos inventaram um novo quebrado, patinei na net toda apoiado na sabedoria do dr. googoo e não encontrei o “Cuidadanos”.

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …