O partido de centro-direita Ciudadanos não quer extrema-direita no Governo

Alejandro Garcia / EPA

O principal candidato do partido de centro-direito Ciudadanos (Cidadãos) às eleições legislativas de 28 de abril próximo, Albert Rivera, manifestou esta segunda-feira, numa entrevista ao El País, que não gostaria de estar num Governo com o Vox (direita radical).

“Prefiro que [Vox] não faça parte [de um executivo de direita], porque quero um Governo sério, não um com ministros a propor que se legalizem as pistolas, o que me parece uma loucura”, disse Albert Rivera, referindo-se a uma das propostas da formação de extrema-direita, segundo noticiou a agência Lusa, citada pelo Expresso.

O candidato voltou a atacar o candidato socialista e primeiro-ministro, Pedro Sánchez, por defender uma política de diálogo com os independentistas catalães e argumenta, assim como os restantes partidos de direita, que o próximo Governo deve voltar a intervir naquela região de Espanha que continua a ser dirigida pelos partidos separatistas.

“Os assentos do Cidadãos irão para afastar [Pedro] Sánchez do Governo e fazer um Governo alternativo”, assegurou.

O Cidadãos já anunciou que não irá fazer qualquer pacto pós-eleições com o PSOE (socialistas), preferindo uma coligação governamental com o PP (Partido Popular, de direita), mas as sondagens indicam que será muito difícil uma maioria absoluta de direita que não tenha, pelo menos, o apoio parlamentar do Vox.

“Quero um Governo que respeite as liberdades civis e avance nos direitos LGTBI [lésbicas, gays, transexuais, bissexuais e intersexo] ou das famílias de maternidade por substituição [barrigas de aluguer]”, defendeu Albert Rivera.

O Cidadãos aposta tudo na possibilidade de liderar o bloco de partidos de direita, aproveitando a atual debilidade do PP, mas as intenções de voto indicam que terá muita dificuldade em descolar dos atuais 13% e aproximar-se das intenções de voto daquele partido (cerca de 20%).

Debates começam esta segunda-feira

De acordo com o Expresso, os quatro principais líderes partidários candidatos às eleições legislativas de 28 de abril em Espanha vão esta noite tentar convencer os muitos eleitores que ainda estão indecisos a votarem nos seus partidos.

Pedro Sánchez (PSOE, socialistas), Pablo Casado (PP, direita), Pablo Iglesias (Unidas Podemos, extrema-esquerda) e Albert Rivera (Cidadãos, direita liberal) vão defender as suas propostas numa altura em que as sondagens indicam que entre 25% e 40% dos eleitores apenas irá decidir em quem votar nos últimos dias antes das eleições.

O PSOE lidera a intenção de voto (entre 28,1 e 31%, conforme as sondagens) mas, para governar, vai ter de formar uma coligação com outros partidos, havendo ainda a possibilidade de uma aliança entre as formações de direita conseguir chegar à desejada maioria absoluta.

Assim como os socialistas, há quatro outros partidos que podem ter mais do que 10% da preferência dos espanhóis e vão ser decisivos nas negociações de coligação pós-eleitorais: PP (17,8 e 23,8%), Cidadãos (13,8 e 15,8%), Unidas Podemos (12,9 e 13,7%) e Vox (extrema-direita, 7,7 e 12,5%).

A Junta Eleitoral Central espanhola decidiu afastar o presidente do Vox, Santiago Abascal, dos dois debates previstos a quatro, porque o partido não tem atualmente assento no parlamento (teve 0,2% dos votos nas eleições de 2016).

O primeiro debate da campanha eleitoral irá realizar-se a partir das 22:05 (21:05 de Lisboa) na RTVE (televisão pública), durante uma hora e 40 minutos, e servirá de aperitivo a um outro, o segundo e último, que terá lugar na terça-feira na Atresmedia, grupo privado de comunicação social, dono, nomeadamente, das televisões Antena 3 e La Sexta.

TP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. à boca das urnas nuestros hermanos inventaram um novo quebrado, patinei na net toda apoiado na sabedoria do dr. googoo e não encontrei o “Cuidadanos”.

RESPONDER

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …