City goleia e faz-se líder da Liga inglesa. Cancelo marcou um golaço (que abriu nova polémica com o VAR)

Getty Pool / EPA

O Manchester City bateu esta terça-feira o West Bromwich 5-0, com o português João Cancelo a fazer o segundo golo desta partida da 20.ª jornada da Liga inglesa de futebol, com o Arsenal, de Cédric Soares, também a vencer.

O médio alemão Gündogan esteve em destaque, ao ‘bisar’ no encontro (seis e 30 minutos), com o último passe no primeiro golo a pertencer a João Cancelo, que fez o segundo aos 20 minutos, após assistência de Bernardo Silva, internacional luso que, tal como Rúben Dias, figurou no ‘onze’ inicial da turma de Pep Guardiola.

O argelino Mahrez fez o 4-0 ainda antes do intervalo (47), e assistiu Raheem Sterling para fechar a contagem, aos 57, permitindo ao City ultrapassar o Manchester United no topo da ‘Premier League, com 41 pontos em 19 partidas, mais um do que os red devils de Bruno Fernandes, enquanto o West Bromwich é penúltimo, com 11 pontos em 20 jogos.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1354169267705565184?s=20

O golo de João Cancelo voltou a fazer estalar a polémica com o VAR: o golo surge na sequência de um lance no qual a assistente levanta a bandeirola, assinalando fora-de-jogo a Bernardo Silva e levando os jogadores da equipa da casa a “desistir” do lance.

Contudo, o árbitro permite que o lance prossiga e João Cancelo marca.

Depois da análise do VAR, o tento é considerado válido.

https://twitter.com/GaryLineker/status/1354167848147558402?s=20

Já o Arsenal venceu o Southamton por 3-1, com o internacional português Cédric Soares a atuar durante todo o encontro, graças aos golos de Nicolas Pépé, Saka e Lacazette, aos oito, 39 e 72 minutos, respetivamente, enquanto Stuart Armstrong marcou o golo de honra dos anfitriões. A formação londrina ascendeu ao oitavo lugar, com 30 pontos, e o Southampton é 11.º, com 29 pontos.

Por seu turno, o West Ham continua a fazer sensação em Inglaterra e venceu fora o Crystal Palace por 3-2, com o checo Thomas Soucek a bisar (9 e 25 minutos) e com Dawson a fazer o terceiro, aos 65, enquanto que, para a formação caseira, marcaram Zaha (três e 90+7). Com a vitória, o West Ham é o quarto classificado, em zona de Liga dos Campeões, somando 35 pontos em 20 jogos.

No outro jogo do dia da Premier League, o Leeds (12.º, com 26 pontos) ganhou no terreno do Newcastle (16.º, com 19 pontos) por 2-1, graças aos golos de Raphinha (ex-Sporting), após assistência de Rodrigo (ex-Benfica), aos 17, e de Harrison, a passe do antigo jogador dos ‘leões’, aos 61, tendo Miguel Almirón marcado para os homens da casa, aos 57.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …