Cirurgião encontrou 27 lentes de contacto perdidas no olho de uma paciente

Uma mulher que se preparava para realizar uma cirurgia às cataratas tinha no interior do olho uma “massa azulada” composta por 27 lentes de contacto.

A paciente de 67 anos desconhecia ter perdido as lentes de contacto dentro dos seus próprios olhos e disse aos cirurgiões que achava que o recente desconforto que sentia se devia ao olho seco e à idade avançada.

Inicialmente, os médicos encontraram 17 lentes de contacto individuais presas no olho da mulher, mas após um exame mais aprofundado no Hospital Solihull, no Reino Unido, descobriram mais dez lentes, como conta Rupal Morjaria, especialista em oftalmologia experimental, ao Optometry Today.

A equipa médica, que incluiu um oftalmologista com mais de 20 anos de experiência, ficou surpreendida com a descoberta. “Nunca nenhum de nós tinha visto algo semelhante antes, diz Morjaria.

“Era uma massa enorme. Todas as 17 lentes de contacto estavam presas juntas. Ficámos realmente surpreendidos por a paciente não ter notado a sua presença, porque terá causado muita irritação enquanto esteve lá”, explica a especialista. A cirurgia às cataratas teve que ser adiada, após a descoberta, devido ao aumento do risco de endoftalmite.

“Devido ao facto de ela ter abrigado estas lentes de contacto nos seus olhos, durante um período de tempo desconhecido, se a tivéssemos operado, poderia ter problemas com bactérias à volta da conjuntiva”, refere Morjaria.

A paciente vinha usando lentes de contacto mensais e descartáveis ​​nos últimos 35 anos, mas não tinha comparecido a consultas regulares com optometristas.

Morjaria realça que a paciente não relatou quaisquer sintomas relacionados com as lentes na sua avaliação pré-operatória.

“Ela ficou bastante chocada. Quando a reencontrei, duas semanas depois, tirei as lentes e ela disse que sentia os olhos muito mais confortáveis”, esclarece a especialista, frisando que “a paciente pensava que o desconforto anterior” se devia simplesmente à “idade avançada” e ao “olho seco”.

O caso ocorreu em Novembro de 2016 e é agora relatado no jornal médico The BMJ.

Alerta e consciencialização pública

A decisão de divulgar a insólita situação foi tomada porque os médicos envolvidos ficaram surpreendidos com o caso, considerando quase impossível manter tantas lentes de contacto no interior do olho sem qualquer sintoma.

A divulgação é também uma questão de consciência pública. “Nesta era, em que é tão fácil comprar lentes de contacto online, as pessoas tornam-se mais relaxadas com os exames regulares”, lembra Morjaria.

Ora se as lentes de contacto “não forem adequadamente monitorizadas, veremos pessoas com infecções oculares graves que podem fazer com que elas percam a visão“, alerta a especialista.

Os casos de pessoas que ficam com “uma lente de contacto presa sob a parte superior da pálpebra, particularmente se são novos utilizadores ou têm problemas com a colocação”, são comuns, conforme repara o responsável do gabinete clínico e de regulação da Associação de Optometristas, Henry Leonard.

“Mas encontrar muitas lentes presas no olho de alguém é extremamente raro“, assume Leonard, acrescentando que “a maioria dos pacientes experimentaria”, num caso desses, “um desconforto e vermelhidão significativos”, com “o risco de desenvolver infecções oculares”.

Entre os conselhos para evitar o risco de infecções estão o uso adequado de produtos de limpeza de lentes de contacto, lavar as mãos muito bem antes de as manusear, nunca dormir com elas e nunca as usar durante mergulhos na piscina.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Novo governo transformou a Áustria no "cinzeiro da Europa"

Muitos países ocidentais - entre os quais Portugal - já baniram o tabaco dos bares e restaurantes. Mas a Áustria nega-se a seguir essa tendência. De acordo com uma lei aprovada em 2015, a Áustria deveria …

Físicos criaram uma nova forma de luz

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade de Harvard demonstraram que é possível que dois feixes de luz se encontrem e se fundam num único fluxo luminoso. Se tentarmos cruzar a luz de …

ALMA observa um donut giratório de gás e poeira em redor de um buraco negro supermassivo

Observações de alta resolução com o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) captaram um toro de gás rotativo e empoeirado em torno de um buraco negro supermassivo ativo. A existência destas estruturas giratórias em forma de donut …

Porto vs Rio Ave | Dragão devolve chapa 5

Vitória esclarecedora do FC Porto na recepção ao Rio Ave. A equipa “azul-e-branca” venceu por 5-0, num jogo em que marcou muito cedo e foi construindo o resultado com eficácia ofensiva e alguma fortuna nos …

Algoritmo descobriu qual a cidade mais verde do mundo

Como podemos saber quis as cidades mais verdes do mundo? Somar os parques e praças? Mapear as zonas arborizadas? E contar o número de árvores plantadas? Uma pesquisa recente do Sensable City Lab, do MIT - Instituto …

Instrumentos cirúrgicos podem espalhar a proteína do Alzheimer

Novas proteínas sugerem que uma das proteínas responsável pelo desenvolvimento da doença poderia ser transmitida a pacientes saudáveis através de materiais cirúrgicos. Um grupo de cientistas descobriu uma nova prova de que a proteína beta-amiloide, implicada …

Três pessoas detidas por fraude bilionária em banco da Índia

Duas pessoas ligadas ao PNB, Banco Nacional do Punjab, e um responsável do grupo financeiro do empresário joalheiro Nirav Modi foram detidos este sábado, acusados de uma fraude de cerca de 1,5 mil milhões de …

Comentários racistas sobre Meghan Markle fazem cair líder de partido

O líder do partido eurocético britânico UKIP, Henry Bolton, foi demitido após uma votação em que os afiliados demonstraram falta de apoio no seguimento de comentários racistas da sua ex-companheira sobre a futura mulher do …

Montenegro abandona o Parlamento e admite disputar liderança do PSD no futuro

O ex-líder parlamentar do PSD Luís Montenegro anunciou que vai deixar o parlamento a 5 de abril, 16 anos depois de ter tomado posse, e prometeu ao partido que poderá no futuro disputar a liderança. "Conhecem …

Os inimigos dos aztecas construíram uma cidade com tantos edifícios como Manhattan

Uma equipa de cientistas realizou uma análise minuciosa de uma antiga cidade, no oeste do México, construída por um povo inimigo dos aztecas: os purepechas. A cidade recebeu o nome de Angamuco e, de acordo com …