Circulação do ar dentro do carro influencia o risco de transmissão de covid-19

Um novo estudo norte-americano analisou os padrões de circulação do ar dentro de um carro e sugeriu como reduzir o risco potencial de transmissão do novo coronavírus em viagens com outras pessoas.

Os investigadores da Universidade Brown, nos Estados Unidos, usaram modelos informáticos para simular o fluxo de ar dentro de um carro com várias combinações de janelas abertas e fechadas.

Essas simulações mostraram que ter as janelas abertas – quanto mais janelas, melhor – cria padrões de circulação do ar que reduzem drasticamente a concentração de partículas no ar, trocadas entre o motorista e um passageiro.

Além disso, de acordo com o estudo publicado na Science Advances, ligar o sistema de ar condicionado do carro não faz com que a circulação do ar seja tão eficiente quanto abrir as janelas.

“Conduzir com as janelas fechadas e o ar condicionado ou aquecimento ligado é definitivamente o pior cenário, de acordo com as nossas simulações”, disse Asimanshu Das, co-autor do estudo.

“O melhor cenário que encontramos foi ter todas as janelas abertas e ter uma ou duas abertas é muito melhor do que tê-las todas fechadas”, acrescentou.

Os investigadores enfatizam ainda que não há forma de eliminar o risco por completo e que o objetivo do estudo foi apenas perceber como é que as mudanças no fluxo de ar dentro de um carro podem aumentar ou reduzir o risco de transmissão de patógenos.

As simulações basearam-se num automóvel, Toyota Prius, com dois ocupantes – uma pessoa no lugar do condutor e um passageiro sentado no banco de trás, no lado oposto ao do motorista, para que fosse mantida a máxima distância física possível entre duas pessoas dentro de um carro.

Os investigadores simularam o padrão de circulação do ar fora e dentro do carro, enquanto se movimentava a 80 quilómetros por hora, e ainda a concentração de aerossóis – pequenas partículas que podem permanecer no ar por longos períodos de tempo e consideradas a principal via pela qual o SARS-CoV2 é transmitido em espaços fechados – vindos tanto do motorista, como do passageiro.

A principal razão pela qual abrir as janelas é mais seguro, em termos da transmissão do vírus, é o facto de o número de “trocas de ar por hora” (ACH, na sigla em inglês) dentro do carro aumentar, ajudando a reduzir a concentração geral de aerossóis.

Além disso, o estudo mostra que diferentes combinações de janelas abertas criam diferentes correntes de ar dentro do carro, o que pode aumentar ou diminuir a exposição ao vírus.

Kenneth Breuer et al / Brown University

Esquema do padrão de circulação de ar num carro com a janela esquerda traseira e a janela direita frontal abertas

Devido à forma como o ar flui na parte externa do carro, a pressão de ar perto das janelas de trás tende a ser maior do que a pressão nas janelas da frente. Por esta razão, o ar tende a entrar pelas janelas traseiras e a sair pelas dianteiras.

Com todas as janelas abertas, essa tendência cria dois fluxos mais ou menos independentes em cada lado do interior do veículo e, tendo em conta que na simulação os ocupantes estavam sentados em lados opostos, a probabilidade de as partículas serem transferidas entre eles é muito reduzida.

Neste cenário, o motorista corre um risco de ser infetado ligeiramente superior ao do passageiro porque o fluxo de ar viaja de trás para a frente. No entanto, com as janelas abertas, ambos os ocupantes experimentaram uma transferência de partículas menor.

Deixar as janelas fechadas, abrindo apenas as que estão ao lado de cada passageiro pode, no entanto, ser um erro. A simulação da Universidade Brown descobriu que, embora essa configuração seja melhor do que ter todas as janelas fechadas, apresenta um risco de exposição maior do que abrir as janelas opostas a cada ocupante.

“Quando as janelas opostas aos ocupantes estão abertas, obtém-se um fluxo de ar que entra no carro pela janela a trás do motorista, passa por trás do passageiro e, de seguida, sai pela janela frontal do lado do passageiro”, disse Kenny Breuer, professor de engenharia e autor principal do artigo.

“Esse padrão ajuda a reduzir a contaminação cruzada entre o motorista e o passageiro”, acrescentou

O estudo fornece, assim, novas perspetivas valiosas sobre os padrões de circulação de ar dentro do carro. É, no entanto, importante ressalvar que a análise e adaptação do fluxo de ar não substitui o uso de máscara por ambos os ocupantes do carro, dizem os investigadores.

Sofia Teixeira Santos Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Começou a "fotografia perfeita da população". Já pode responder aos Censos pela Internet

Os Censos 2021, a maior operação estatística nacional, já arrancou. Com as cartas com os códigos que os recenseadores distribuíram pelas casas dos portugueses, já é possível responder ao inquérito pela Internet. Os Censos são o …

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …