Circuitos cerebrais usados para a linguagem já existiam antes do Homem

Novos dados indicam que os circuitos cerebrais usados para a linguagem têm outras funções e existem noutros animais.

Até agora, era defendida a teoria de que a linguagem depende de módulos inativos específicos para a linguagem, que apenas os humanos possuem.

Agora, esta teoria é posta à prova por um grupo de cientistas que concluiu que “a linguagem aprende-se em sistemas antigos, em termos evolutivos, com uma função generalista”.

De acordo com um estudo, publicado recentemente na Proceedings of the National Academy of Sciences, a linguagem é processada em sistemas cerebrais usados em muitas outras funções. Além disso, estes circuitos já existiam antes de o Homem ter aparecido.

O trabalho resulta da junção de múltiplos estudos, num total de 665 participantes, avança a revista Visão.

Outra das conclusões é a de que as crianças aprendem a língua materna e os adultos uma língua estrangeira em circuitos cerebrais antigos. Estes circuitos cerebrais já existiam em tempos primitivos e são usados noutro tipo de tarefas, como aprender a conduzir, por exemplo.

“Estes sistemas cerebrais existem em animais, como os ratos, que os usam para navegar num labirinto”, explica o co-autor do estudo, Phillip Hamrick, PhD, da Universidade Estatal de Kent.

Estas conclusões mostram assim que conseguir pronunciar palavras não nos torna tão especiais quanto pensávamos. Além disto, este estudo pode servir de base a novas formas de tratamento de problemas relacionados com dificuldades na fala, associadas a danos cerebrais, como o autismo ou a dislexia.

“Acreditamos que este estudo irá ajudar-nos a compreender melhor a linguagem, como podemos melhorar a forma de aprender uma segunda língua e corrigir problemas relacionados com a fala”, conclui Michael Ullman, investigador principal do estudo e professor de neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de Georgetown.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os misteriosos relâmpagos azuis podem ser mais comuns do que pensávamos

Além de ser um dos fenómenos mais espetaculares, o relâmpago é também um dos mais misteriosos. Apesar de as tempestades não serem assim tão raras, os cientistas ainda não entendem completamente estas descargas elétricas geradas …

Presidenciais. Grandes vencedores e (poucos) derrotados

Num ato eleitoral marcado pela pandemia de covid-19, que chegou a trazer incerteza aos prognósticos precoces que há meses se alinhavavam, Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito à primeira volta, é o grande vencedor da noite. …

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …