Circuitos cerebrais usados para a linguagem já existiam antes do Homem

Novos dados indicam que os circuitos cerebrais usados para a linguagem têm outras funções e existem noutros animais.

Até agora, era defendida a teoria de que a linguagem depende de módulos inativos específicos para a linguagem, que apenas os humanos possuem.

Agora, esta teoria é posta à prova por um grupo de cientistas que concluiu que “a linguagem aprende-se em sistemas antigos, em termos evolutivos, com uma função generalista”.

De acordo com um estudo, publicado recentemente na Proceedings of the National Academy of Sciences, a linguagem é processada em sistemas cerebrais usados em muitas outras funções. Além disso, estes circuitos já existiam antes de o Homem ter aparecido.

O trabalho resulta da junção de múltiplos estudos, num total de 665 participantes, avança a revista Visão.

Outra das conclusões é a de que as crianças aprendem a língua materna e os adultos uma língua estrangeira em circuitos cerebrais antigos. Estes circuitos cerebrais já existiam em tempos primitivos e são usados noutro tipo de tarefas, como aprender a conduzir, por exemplo.

“Estes sistemas cerebrais existem em animais, como os ratos, que os usam para navegar num labirinto”, explica o co-autor do estudo, Phillip Hamrick, PhD, da Universidade Estatal de Kent.

Estas conclusões mostram assim que conseguir pronunciar palavras não nos torna tão especiais quanto pensávamos. Além disto, este estudo pode servir de base a novas formas de tratamento de problemas relacionados com dificuldades na fala, associadas a danos cerebrais, como o autismo ou a dislexia.

“Acreditamos que este estudo irá ajudar-nos a compreender melhor a linguagem, como podemos melhorar a forma de aprender uma segunda língua e corrigir problemas relacionados com a fala”, conclui Michael Ullman, investigador principal do estudo e professor de neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de Georgetown.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

AG para destituir Bruno de Carvalho marcada para 23 de junho

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse hoje que ficou agendada uma Assembleia-Geral de destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho. Após uma reunião entre os órgãos …

Câmara derrete enquanto fotografa lançamento de foguetão da NASA

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 …

Faltam 4 meses para a nova lei. Só em 2017 canis abateram 12 mil animais

A nova lei que proíbe o abate nos canis entra em vigor em setembro deste ano. Só em 2017 os municípios portugueses abateram perto de 12 mil cães e gatos. Em setembro deste ano, a nova …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

As chamas do Kilauea mudaram de cor. Agora estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, não dá tréguas. as fissuras abertas pelas …

Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Pensões vão aumentar seis ou dez euros a partir de agosto

O Governo aprovou, esta quinta-feira, o aumento extraordinário das pensões, de seis ou de dez euros, a partir de agosto, medida que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018, mas que tinha ainda …

Trump cancela cimeira com Kim Jong-un

Esta quinta-feira, o Presidente norte-americano cancelou a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura. Trump justifica o cancelamento da reunião pela "hostilidade" da Coreia do Norte. Donald Trump cancelou …

Número de casos de cancro vai aumentar 58% até 2035

O número de casos de cancro vai aumentar 58% em menos de 20 anos. O estilo de vida é um dos principais responsáveis deste aumento. Um relatório recente do Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, …

Na Nigéria, as mulheres estão a ser violadas em troca de comida

Milhares de mulheres e meninas sobreviventes ao Boko Haram, que estão em campos de deslocados na Nigéria, têm sido alvo de abusos sexuais das forças de segurança que afirmam tê-las salvado, denuncia a Amnistia Internacional. Num …

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve nacional até sexta-feira

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos hospitais de Norte a Sul do país estava, às 09h30, entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública …