Cinzas de vulcão islandês alteraram o rumo da carreira de Lewandowski

Em 2010, as cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajokull cancelaram centenas de voos na Europa. Um deles poderia ter levado Robert Lewandowski para o Blackburn Rovers.

Robert Lewandowki, jogador do Bayern de Munique, é um dos melhores avançados do mundo na atualidade. O internacional polaco conta com 39 golos em 33 jogos disputados esta temporada e, não fosse a interrupção de todas as competições na Alemanha, o jogador estava bem encaminhado a quebrar o seu recorde de golos numa época.

Em 2010, com apenas 21 anos, Lewandowski era a estrela do clube do Lech Poznan, da Polónia. Assumindo-se como o principal goleador da equipa, o ponta-de-lança tinha já interessados um pouco por toda a Europa.

Na altura, a sua carreira esteve perto de tomar um rumo completamente distinto daquele que realmente seguiu. Em declarações ao The Times, em 2017, o polaco contou que se não fosse um voo cancelado devido à erupção do vulcão islandês Eyjafjallajokull, ele muito provavelmente teria assinado pelo Blackburn Rovers, que na altura militava na Premier League inglesa.

Tive a oportunidade de me juntar ao Blackburn, mas queria ver como é que o Blackburn estava, o campo de treinos, o local em que conheci Sam Allardyce [antigo treinador dos Rovers]”, disse Lewandowski ao The Times. “Ele estava preparado para levar um jovem jogador, o que era algo de novo, e poderia ser algo especial. Ele queria vir à Polónia para me ver”.

“Acho que teria sido bom se eu tivesse ido para o Blackburn, mas gostaria de ir ver o centro de treinos, o estádio. Não pude ir por causa da nuvem. Foi o vulcão. O vulcão com a nuvem de cinzas”, contou.

Como não conseguiu ir a Inglaterra ver as condições do clube, acabou por não assinar pelo emblema britânico.

O Dortmund foi minha primeira escolha naquela época, mas eu estava a pensar em outros clubes e em diferentes opções. Eu nunca estive em Blackburn, por isso queria ir lá, mas não podia”, lembrou Lewandowski.

Ainda assim, o jogador realça que talvez se tivesse conseguido ir a Blackburn, talvez o clube inglês teria-se tornado a sua primeira opção.

O Blackburn Rovers é hoje um histórico adormecido do futebol britânico. Os Rovers jogam na segunda divisão inglesa, o Championship, tendo até mesmo estado recentemente no terceiro escalão.

Daniel Costa DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar, nos próximos cinco anos, a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …