Adeus, cimento. As casas do futuro serão feitas com “legos” de plástico reciclado

1

O novo material é produzido à base de plástico reciclado e permite montar e desmontar edifícios como se fossem feitos de Legos.

Um novo material de construção chamado blocos Plaex, feito de mais de 90% de plástico reciclado, promete transformar a construção com o seu design inovador e abordagem sustentável. Os blocos Plaex são feitos de “Plaex-crete”, um material composto que é forte, leve e fácil de montar, não necessitando de cortes ou argamassa.

O Plaex-crete é criado através da trituração e limpeza de plásticos reciclados, que são depois processados através de uma extrusora para formar uma pasta semelhante ao cimento. Esta pasta, combinada com corantes e inibidores de chama e de raios UV, constitui o produto final. Os blocos resultantes são 35% mais leves do que os tijolos tradicionais do mesmo tamanho, escreve a New Atlas.

A caraterística de destaque dos blocos Plaex é o seu design interligado, que lhes permite encaixar no lugar sem a necessidade de materiais ou técnicas de construção tradicionais, de forma semelhante a uma construção de Legos. Esta facilidade de montagem significa que um edifício de dois andares pode ser construído em apenas 11-12 dias com o mínimo de equipamento.

Esta caraterística torna os blocos Plaex ideais para os entusiastas da bricolage principiantes e pode potencialmente revolucionar a indústria da construção com a ajuda da automatização, dado que pode ser desmontado com a mesma facilidade.

A equipa da Plaex prevê um futuro em que robôs humanóides e outros sistemas automatizados construirão e modificarão estruturas utilizando estes blocos. Acreditam que a automatização terá um impacto transformador na construção, tal como as invenções dos automóveis e dos smartphones tiveram nos seus respetivos campos.

Os blocos Plaex são fabricados a partir de vários tipos de plásticos reciclados, incluindo PETE, LDPE, PP e HDPE, provenientes de parceiros de responsabilidade alargada do produtor (EPR), principalmente sob a forma de resíduos agrícolas. Estes materiais são transformados em blocos LinX para paisagismo e blocos Brick&Panel para construção de paredes. Os blocos são duráveis e têm um bom desempenho em testes, como o teste de embate em tractores, provando a sua robustez.

Embora os blocos Plaex estejam atualmente disponíveis para encomenda, só estão aprovados para utilização em armazenamento, paredes e paisagismo devido a licenças pendentes para construção residencial. A empresa está a trabalhar para obter a certificação completa e colaborou recentemente com a JOT Design para demonstrar como os produtos Plaex podem ser utilizados no design de casas.

ZAP //

1 Comment

  1. É necessário sujeitar as pessoas aos vapores tóxicos dos plásticos!
    Ainda não há cancros e infertilidade suficientes nos europeus.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.