/

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares.

O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no boletim Applied Physics Reviews e mostra que “o vaso sanguíneo artifical é uma ferramenta essencial para salvar doentes com problemas cardiovasculares“, afirmou o principal autor Ge Gao.

A matéria prima para fabricar este tipo de vasos é biotinta obtida a partir de células da artéria aorta e de uma veia umbilical, que através de uma técnica de impressão 3D foi transformada em aortas abdominais colocadas em seis ratos de laboratório.

“Há produtos usados clinicamente feitos a partir de polímeros, mas não têm células vivas nem funções vasculares”, assinalou Gao, notando que usando materiais orgânicos se consegue preservar a complexidade natural do vaso sanguíneo e acelerar a formação de tecidos vasculares funcionais, mais fortes e menos dados a tromboses.

Depois de fabricado, o vaso sanguíneo artificial é refinado em laboratório para afinar as suas características físicas e biológicas, espessura, alinhamento das células, resistência, flexibilidade e capacidade para se contrair, como um vaso sanguíneo natural.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.