Cientistas vão tentar ressuscitar espécie extinta

Um grupo de cientistas em Espanha obteve financiamento para tentar clonar um bucardo, espécie extinta de cabra de montanha espanhola, a partir de uma amostra de células preservadas do último exemplar vivo. 

O bucardo (Capra ibex ibex) extinguiu-se em 2000, mas células do último exemplar vivo, uma fêmea de nome Célia, foram preservadas em azoto líquido.

Em 2003, uma equipa de cientistas liderada por Alberto Fernandez-Arias, director do Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, em Aragão, Espanha, conseguiu clonar com sucesso e trazer à vida uma cria de bucardo a partir de uma célula de Célia.

Este foi um evento histórico, considerado o primeiro caso de uma ‘des-extinção’, mas a cria, com um defeito num dos pulmões, apenas sobreviveu 10 minutos, tendo perecido com problemas respiratórios.

Alberto Fernandez-Arias irá agora recorrer a tecnologia actual para testar a viabilidade de usar novamente as células de Célia, preservadas durante 14 anos, clonando-as em embriões ‘in vitro’.

Se estas primeiras experiências forem bem sucedidas e as células ainda estiverem ‘vivas’, a equipa tentará clonar embriões em fêmeas de cabras de outras espécies, e eventualmente fazer nascer alguns exemplares de fêmeas de bucardo.

Esta segunda fase permitiria estabelecer um plano de reprodução e concretizar com sucesso a primeira ‘des-extinção’ de uma espécie na história da biologia.

O bucardo, Pyrenean ibex ou Capra ibex ibex, era uma das quatro subespécies de cabra ibérica selvagem, habitando apenas na Península Ibérica. Outra das sub-espécies, a Cabra Montesa portuguesa (Capra pyrenaica lusitanica), extinguiu-se em 1892.

Abaixo, vídeo do talk de Alberto Fernandez-Arias sobre a ‘des-extinção’ no TEDx em Maio de 2013:

Armando Batista AJB, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Mestre do churrasco", "lenda da brincadeira" e homem de "honra". William e Harry recordam avô

Os príncipes William e Harry prestaram hoje homenagem, em comunicados separados, ao príncipe Filipe, que morreu na sexta-feira aos 99 anos no Castelo de Windsor, lembrando o avô como um homem “extraordinário” marcado pelo “dever” …

Em São Miguel, os restaurantes de concelhos em nível de alto risco fecham as portas a partir de amanhã

Todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares nos concelhos do Nordeste e Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, vão encerrar a partir de terça-feira, funcionando apenas em regime de take-away ou …

O Brasil está a construir uma nova estátua gigante de Cristo. Vai ser mais alta que a do Rio de Janeiro

Uma nova estátua gigante do Cristo que está a ser construída no sul do Brasil será ainda mais alta do que a icónica estátua do Cristo Redentor com vista para o Rio de Janeiro. Cabeça e …

Costa anuncia 252 milhões de euros de investimento na investigação e economia do mar

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ter uma verba de 252 milhões de euros autonomizada para financiar investimentos na investigação, na economia do mar e na segurança pesqueira. Além …

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …