Cientistas vão tentar ressuscitar espécie extinta

Um grupo de cientistas em Espanha obteve financiamento para tentar clonar um bucardo, espécie extinta de cabra de montanha espanhola, a partir de uma amostra de células preservadas do último exemplar vivo. 

O bucardo (Capra ibex ibex) extinguiu-se em 2000, mas células do último exemplar vivo, uma fêmea de nome Célia, foram preservadas em azoto líquido.

Em 2003, uma equipa de cientistas liderada por Alberto Fernandez-Arias, director do Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, em Aragão, Espanha, conseguiu clonar com sucesso e trazer à vida uma cria de bucardo a partir de uma célula de Célia.

Este foi um evento histórico, considerado o primeiro caso de uma ‘des-extinção’, mas a cria, com um defeito num dos pulmões, apenas sobreviveu 10 minutos, tendo perecido com problemas respiratórios.

Alberto Fernandez-Arias irá agora recorrer a tecnologia actual para testar a viabilidade de usar novamente as células de Célia, preservadas durante 14 anos, clonando-as em embriões ‘in vitro’.

Se estas primeiras experiências forem bem sucedidas e as células ainda estiverem ‘vivas’, a equipa tentará clonar embriões em fêmeas de cabras de outras espécies, e eventualmente fazer nascer alguns exemplares de fêmeas de bucardo.

Esta segunda fase permitiria estabelecer um plano de reprodução e concretizar com sucesso a primeira ‘des-extinção’ de uma espécie na história da biologia.

O bucardo, Pyrenean ibex ou Capra ibex ibex, era uma das quatro subespécies de cabra ibérica selvagem, habitando apenas na Península Ibérica. Outra das sub-espécies, a Cabra Montesa portuguesa (Capra pyrenaica lusitanica), extinguiu-se em 1892.

Abaixo, vídeo do talk de Alberto Fernandez-Arias sobre a ‘des-extinção’ no TEDx em Maio de 2013:

AJB, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …