Cientistas vão tentar ressuscitar espécie extinta

Um grupo de cientistas em Espanha obteve financiamento para tentar clonar um bucardo, espécie extinta de cabra de montanha espanhola, a partir de uma amostra de células preservadas do último exemplar vivo. 

O bucardo (Capra ibex ibex) extinguiu-se em 2000, mas células do último exemplar vivo, uma fêmea de nome Célia, foram preservadas em azoto líquido.

Em 2003, uma equipa de cientistas liderada por Alberto Fernandez-Arias, director do Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, em Aragão, Espanha, conseguiu clonar com sucesso e trazer à vida uma cria de bucardo a partir de uma célula de Célia.

Este foi um evento histórico, considerado o primeiro caso de uma ‘des-extinção’, mas a cria, com um defeito num dos pulmões, apenas sobreviveu 10 minutos, tendo perecido com problemas respiratórios.

Alberto Fernandez-Arias irá agora recorrer a tecnologia actual para testar a viabilidade de usar novamente as células de Célia, preservadas durante 14 anos, clonando-as em embriões ‘in vitro’.

Se estas primeiras experiências forem bem sucedidas e as células ainda estiverem ‘vivas’, a equipa tentará clonar embriões em fêmeas de cabras de outras espécies, e eventualmente fazer nascer alguns exemplares de fêmeas de bucardo.

Esta segunda fase permitiria estabelecer um plano de reprodução e concretizar com sucesso a primeira ‘des-extinção’ de uma espécie na história da biologia.

O bucardo, Pyrenean ibex ou Capra ibex ibex, era uma das quatro subespécies de cabra ibérica selvagem, habitando apenas na Península Ibérica. Outra das sub-espécies, a Cabra Montesa portuguesa (Capra pyrenaica lusitanica), extinguiu-se em 1892.

Abaixo, vídeo do talk de Alberto Fernandez-Arias sobre a ‘des-extinção’ no TEDx em Maio de 2013:

AJB, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

9886 casos confirmados e 246 vítimas mortais em Portugal

O boletim epidemiológico da DGS desta sexta-feira revela que há mais 852 infetados pelo coronavírus em Portugal. face ao dia anterior. O número de vítimas mortais é agora de 246. Segundo o Relatório da Direção Geral …

Donos da ANA adiam investimentos e deixam Montijo em risco

O grupo Vinci Airports, que controla a gestora aeroportuária nacional, vai adiar investimentos e o novo aeroporto do Montijo poderá ser uma das baixas. Como seria de esperar, a pandemia de covid-19 está a ter um …

Bancos com mil milhões de euros em pedidos de moratórias em média numa semana

Uma semana depois de a legislação da moratória pública ter entrado em vigor, os bancos nacionais já têm uma estimativa do número de pedidos de particulares e de empresas. De acordo com o Jornal Económico, os …

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou …

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto oferece 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …