Cientistas usam laser para determinar a aparência exata de dinossauro com penas

Michael Pittman / Twitter

Ilustração do Anchiornis

Ilustração de artista do Anchiornis, um dinossauro semelhante a um pássaro

Um grupo de cientistas usou um laser para determinar a aparência exata de um dinossauro com características semelhantes às aves modernas, que viveu na Terra há 160 milhões de anos.

Os especialistas encontraram cerca de 200 fósseis desta espécie em 2009, na China, sendo que alguns estavam bem conservados e foram utilizados no estudo.

A imagem do dinossauro foi reconstituída através de um processo conhecido como “fluorescência estimulada pelo laser“, que permitiu descobrir detalhes sobre o animal que eram desconhecidos até hoje.

De acordo com o estudo publicado na Nature, o Anchiornis é um pequeno dinossauro, do tamanho de uma galinha. A espécie teria o corpo coberto por penas, asas semelhantes às de um pássaro e uma cauda longa.

Os cientistas ainda não conseguiram entender se o Anchiornis era capaz de voar, mas, segundo o paleontologista Michael Pittman, da Universidade de Hong Kong, se uma pessoa tivesse visse o animal vivo diria que “é um pássaro estranho”.

Aliás, o estudo diz que o Anchiornis tinha uma pequena quantidade de tecido mole perto do cotovelo, conhecido como propatágio, que é crucial para que um animal consiga voar.

“Alguns cientistas acreditam que o animal poderia planar com a longa e robusta cauda e os braços tipo asas, mas outros discordam porque as suas penas não adequadas para o voo. Nós acreditamos que a espécie tinha alguma capacidade aerodinâmica”, afirmou o paleontologista Xiaoli Wang, da Universidade Linyi, na China.

Além das penas, o Anchiornis também tinha dentes pequenos e afiados como os das primeiras aves e, ao que tudo indica, alimentava-se de pequenos animais como lagartos.

Os especialistas garantem que esta reconstrução é “muito importante para a compreensão da origem das aves e da origem do voo, porque foi por volta daquela época que as primeiras aves apareceram”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …