/

Cientistas usam laser para determinar a aparência exata de dinossauro com penas

Michael Pittman / Twitter

Ilustração do Anchiornis

Ilustração de artista do Anchiornis, um dinossauro semelhante a um pássaro

Um grupo de cientistas usou um laser para determinar a aparência exata de um dinossauro com características semelhantes às aves modernas, que viveu na Terra há 160 milhões de anos.

Os especialistas encontraram cerca de 200 fósseis desta espécie em 2009, na China, sendo que alguns estavam bem conservados e foram utilizados no estudo.

A imagem do dinossauro foi reconstituída através de um processo conhecido como “fluorescência estimulada pelo laser“, que permitiu descobrir detalhes sobre o animal que eram desconhecidos até hoje.

De acordo com o estudo publicado na Nature, o Anchiornis é um pequeno dinossauro, do tamanho de uma galinha. A espécie teria o corpo coberto por penas, asas semelhantes às de um pássaro e uma cauda longa.

Os cientistas ainda não conseguiram entender se o Anchiornis era capaz de voar, mas, segundo o paleontologista Michael Pittman, da Universidade de Hong Kong, se uma pessoa tivesse visse o animal vivo diria que “é um pássaro estranho”.

Aliás, o estudo diz que o Anchiornis tinha uma pequena quantidade de tecido mole perto do cotovelo, conhecido como propatágio, que é crucial para que um animal consiga voar.

“Alguns cientistas acreditam que o animal poderia planar com a longa e robusta cauda e os braços tipo asas, mas outros discordam porque as suas penas não adequadas para o voo. Nós acreditamos que a espécie tinha alguma capacidade aerodinâmica”, afirmou o paleontologista Xiaoli Wang, da Universidade Linyi, na China.

Além das penas, o Anchiornis também tinha dentes pequenos e afiados como os das primeiras aves e, ao que tudo indica, alimentava-se de pequenos animais como lagartos.

Os especialistas garantem que esta reconstrução é “muito importante para a compreensão da origem das aves e da origem do voo, porque foi por volta daquela época que as primeiras aves apareceram”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.